Santillana del Mar: roteiro por um dos mais belos vilarejos da Espanha

Santillana del Mar: roteiro por um dos mais belos vilarejos da Espanha

Santillana del Mar e a Colegiata de Santa Juliana. Fotos: Amazonas e Mais.

Com um centro histórico medieval que se desenvolveu em torno da Colegiata de Santa Juliana, Santillana del Mar é uma das vilas mais bonitas da Espanha e faz parte da rota norte do Caminho de Santiago. Fica na região da Cantábria e é conhecida como a vila das três mentiras, uma referência ao nome da cidade em espanhol: não é santa, não é plana (llhana) e não tem mar.

A origem da vila remonta ao século VIII, época em que um grupo de monges que carregava as relíquias de uma mártir chamada Juliana se instalou numa área desabitada.  Os monges construíram uma simples ermida para expor as relíquias e a partir daí a aldeia medieval começou a se desenvolver em torno da Colegiada de Santa Juliana, edifício que mais tarde daria nome à atual Santillana del Mar.

A cidade é pequena, com menos de 10 mil habitantes. Com uma arquitetura toda de pedra e edifícios construídos, principalmente, entre os séculos XIV ao XVIII, o centro histórico conseguiu sobreviver a passagem do tempo. Nessa área, não é permitida a circulação de veículos, que ficam em estacionamentos na entrada da cidade.

A vila tem várias torres defensivas e palácios renascentistas, que compõem um dos conjuntos históricos mais importantes da Cantábria. É um prazer andar pelas ruas pitorescas, apreciando as belas fachadas de diferentes estilos dos prédios senhoriais, com suas varandas de ferro forjado.

Possui duas vias principais: uma que vai até a Plaza Mayor, antes conhecida como Plaza del Mercado, e outra que leva até a Colegiata de Santa Juliana, que é o principal edifício da vila. A construção do século XII é uma joia da arquitetura românica, com destaque para o claustro com magníficos capitéis e sua fachada decorada com esculturas.

À época medieval correspondem a torre del Merino (séc. XIV) e a de Don Borja (séc. XV), considerados os edifícios civis mais antigos do vilarejo. A praça principal de Santillana reúne outras edificações de grande valor histórico: a Casa da Águia e da Parreira, a Prefeitura e o palácio dos Barreda-Bracho, construído no século XVII e convertido em Parador de Turismo.

Leia a matéria completa no portal de turismo Amazonas e Mais:

Santillana Del Mar: a cidade das três mentiras no norte da Espanha

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *