Ismael Abdel Aziz completa 8 anos na recuperação de dependentes de álcool e outras drogas

Ismael Abdel Aziz completa 8 anos na recuperação de dependentes de álcool e outras drogas

O Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), completa oito anos nesta segunda-feira (28/03). O centro foi inaugurado no dia 28 de março de 2014 e é modelo de atendimento multidisciplinar para internação e tratamento de pessoas com dependência de álcool e outras drogas.

Localizado no KM 53 da rodovia AM-010, que liga Manaus ao município de Rio Preto da Eva, o CRDQ Ismael Abdel Aziz é a primeira unidade da rede estadual de saúde a proporcionar tratamento em reabilitação de dependentes químicos de álcool e outras drogas, na modalidade de internação, e tem capacidade para atender 100 pacientes por um período de até 90 dias.

Na unidade, os pacientes que necessitam de reabilitação têm à disposição, em tempo integral, uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras e terapeutas, para ajudar na recuperação dos diversos problemas que são causados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.

Atualmente, 77 pacientes estão em tratamento na unidade, recebendo acompanhamento psicossocial e suporte terapêutico para auxiliar na recuperação de seu quadro de saúde. A indicação para atendimento no CRDQ ocorre por meio de encaminhamento feito pelas demais unidades de saúde e pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

Serviços

O centro oferece, em um espaço de 5 mil metros quadrados, serviços especializados, como atendimento multidisciplinar, trabalho de amparo, reabilitação, atividades físicas, plano terapêutico, acompanhamento, reintegração social e capacitação profissional.

A diretora do CRDQ, Fábia Ileanna, destacou que na unidade os pacientes têm, além do acompanhamento médico e suporte terapêutico para auxiliar na recuperação, palestras técnicas e participam de oficinas terapêuticas e profissionalizantes, nas áreas de panificação, artesanato, informática, jardinagem e horticultura, beleza (corte e escova).

Os pacientes também recebem capacitações em informática, biojoias e ecojoias, disponibilizadas pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

“Os internos possuem uma rotina diária dentro do centro, começando pelo cuidado com seus pertences pessoais. Eles recebem seis refeições diárias e participam de palestras técnicas, oficinas terapêuticas, além do grupo terapêutico e consultas com psiquiatra e psicólogo, além da prática de atividades físicas, que ajudam no processo da desintoxicação”, destacou a diretora do CRDQ.

Em 2021, para celebrar o aniversário da unidade, foi inaugurado o canal de comunicação “CRDQ News”, informativo interno com as ações do centro de reabilitação, que continua ativo. Neste ano, a comemoração será por meio de apresentações culturais como teatros, poemas, música, danças entre outras. A programação será realizada pelos colaboradores, residentes e ex- internos do centro.

Internação

Nos casos que necessitem de internação, a assistência disponibilizada na unidade é a última alternativa para o paciente em tratamento de dependência química e dura em média 90 dias.

Os pacientes tratados no CRDQ são encaminhados conforme a indicação médica, a necessidade de internação e a aceitação do paciente. Após o período de internação, espera-se que o residente esteja apto a retornar à família e às atividades sociais.

Os canais de comunicação do CRDQ são o telefone (92) 99360-4104, somente Whatsapp, e o e-mail [email protected], com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.

Tags: Cetam, SES-AM
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *