Libertadores: Conmebol define os oito grupos; confira quem pega quem

Libertadores: Conmebol define os oito grupos; confira quem pega quem

Os caminhos brasileiros na Libertadores da América estão traçados. Nesta sexta-feira (25/3), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) sorteou as oito chaves que vão compor a fase de grupos do principal torneio do continente.

Os times foram divididos em potes de 1 a 4, baseado no ranking de clubes da entidade sul-americana. Atual bicampeão do torneio, o Palmeiras é cabeça de chave no Grupo A, completado por Emelec, Deportivo Táchira e Independiente Petrolero-BOL.

Athletico-PR, Atlético-MG e Flamengo também são cabeças de chaves. O Furacão está alocado na chave B, ao lado de lado do Libertad, Caracas e The Strongest. Campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, o Galo puxa a turma do Grupo D, que conta com a presença do conterrâneo América-MG, o Independiente del Valle e Tolima.

Dono da América em 2019, o rubro-negro brigará por vaga no grupo, com a concorrência de Universidad Católica, Sporting Cristal e Talleres.

O Corinthians disputará vaga no mata-mata junto ao temido Boca Juniors, rival na final de 2012, Deportivo Cali e Always Ready-BOL; enquanto o Bragantino compete com Nacional-URU, Vélez Sarsfield e Estudiantes, no Grupo C. Já o Fortaleza está na chave F, ao lado do River Plate, Colo-Colo e Alianza Lima-PER.

Fase

A fase de grupos da Libertadores será realizada entre 5 de abril e 26 de maio. Para esta temporada, a Conmebol precisa correr contra o relógio, devido à Copa do Mundo do Catar, que acontecerá de 21 de novembro a 18 de dezembro.

Assim como nas edições anteriores, as quatro equipes de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave avançam às oitavas de final, com confrontos definidos por sorteio. Os clubes de melhor campanhas têm a vantagem de decidir em casa.

A decisão desta temporada será em 29 de outubro, no Estádio Monumental, em Guyaquil, no Equador. Dono da casa, o Barcelona-EQU, semifinalista na edição anterior da competição, foi eliminado da Pré-Libertadores pelo América-MG.

Os times dos outros nove países tentam impedir a terceira final consecutiva entre equipes brasileiras. Palmeiras e Santos jogaram a decisão em 2020, no Maracanã. Na temporada passada, o alviverde se impôs contra o Flamengo no Centenário, em Montevidéu.

Confira a definição dos grupos da Libertadores:

Grupo A
Palmeiras
Emelec-EQU
Deportivo Táchira-VEN
Independiente Petrolero-BOL

Grupo B
Athletico-PR
Libertad-PAR
Caracas-VEN
The Strongest-BOL

Grupo C
Nacional-URU
Vélez Sarsfield-ARG
Red Bull Bragantino
Estudiantes de la Plata-ARG

Grupo D
Atlético-MG
Independiente Del Valle-EQU
Deportes Tolima-COL
América-MG

Grupo E
Boca Juniors-ARG
Corinthians
Deportivo Cali-COL
Always Ready-BOL

Grupo F
River Plate-ARG
Colo-Colo-CHI
Alianza Lima-PER
Fortaleza

Grupo G
Peñarol-URU
Cerro Porteño-PAR
Colón-ARG
Olimpia-PAR

Grupo H
Flamengo
Universidad Católica-CHI
Sporting Cristal-PER
Talleres-ARG

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *