Projeto ‘Telejornal Escola News’ busca incentivar postura crítica de estudantes do Careiro

As matérias veiculadas envolvem temas como política, religião, combate às drogas, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, aborto, bullying e preconceitos. Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

O projeto “Telejornal Escola News”, que busca incentivar o espírito crítico e inovador do aluno, além do exercício da escrita e da oratória, foi desenvolvido por estudantes do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus).

O telejornal envolve aproximadamente 180 estudantes do Ensino Médio e é exibido mensalmente com duas ou três edições, de acordo com as programações relevantes da escola e da comunidade escolar. Os materiais são transmitidos nos televisores da própria escola.

As matérias veiculadas envolvem política, religião, combate às drogas, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aborto, bullying, preconceitos, racismo e outras temáticas relevantes.

O telejornal envolve aproximadamente 180 estudantes do Ensino Médio. Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

De acordo com o professor Francisco Lima, que orienta a iniciativa, o projeto potencializa a habilidade que os alunos possuem com as ferramentas tecnológicas. “Com o projeto, os estudantes se tornam protagonistas da informação, desenvolvendo um espírito crítico ao tomar conhecimento de uma realidade da qual muitas vezes eles apenas ouviam falar e que agora eles mesmos podem produzir, com autonomia, adquirindo experiências e despertando a vontade de seguir a carreira no jornalismo ou outra área de comunicação”.

Exibição

O telejornal é veiculado na hora do almoço no saguão da escola. Os telespectadores são os alunos e todos os funcionários da escola. O conteúdo é veiculado em uma TV LED no perímetro do saguão e no refeitório. Cada edição é postada na internet por meio das plataformas de notícias de mídias sociais.

“A ideia é fazer com que todos os públicos tenham acesso aos conteúdos produzidos pelos alunos e pelo professor coordenador envolvido no projeto. Os materiais utilizados na realização do projeto são: câmera filmadora, fotográfica, microfone de lapela, microfone com cabo e canopla com a sigla do telejornal, computador, drone, programas de edição de áudio e vídeo com recursos do chroma key, TV LED e celular”, explica o professor Francisco Lima.

Desafios

Ainda conforme o educador, desde o começo da iniciativa, em 2015, os alunos já superaram diversos desafios. “Ao desenvolver o projeto na prática, os estudantes obtiveram muitas habilidades, como conhecer e dominar o manuseio de novos recursos digitais e tecnológicos, e desenvolver a dicção, a oratória e a escrita. Aprenderam a fotografar, filmar, gravar spots, editar áudios e vídeos, pilotar drone, além de dominar a difusão das notícias nas mídias sociais e em geral”, finaliza Francisco Lima.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *