17/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governador assina memorando com agência norte-americana para estimular ações de conservação florestal

Publicado em 18 de março, 2022

Documento foi assinado durante a realização da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas, nesta quinta-feira (17/03).

O governador Wilson Lima, juntamente com os membros da Amazônia Brasileira da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), assinou, nesta quinta-feira (17/03), um Memorando de Entendimento com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O documento tem como objetivo engajar esforços em comum para estimular estratégias de conservação florestal.

A assinatura ocorreu durante a realização da 12ª Reunião Anual da GCF Task Force, a primeira edição presencial após dois anos de pandemia, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus.

“O que assinamos foi uma carta, um protocolo de intenção, para que a gente possa somar esforços para encontrar caminhos para resolvermos problemas que são comuns aos estados da Amazônia, de forma prática. A USAID tem parceiros que são importantes e que podem ser indicados para os governadores da Amazônia brasileira e de outras regiões como parceiros para financiar projetos, fazer a interlocução com outros governos e organizações, transferência de tecnologias e de experiências que podem ser usadas [na Amazônia]”, disse o governador Wilson Lima.

De acordo com o governador, a parceria com a USAID reforça o trabalho dos membros da GCF Task Force pelo desenvolvimento sustentável.

“A vinda de uma instituição como essa garante um peso maior também aos esforços que a gente tem feito nesse entendimento que nós temos de desenvolvimento sustentável, de preservar o que a gente tem de meio ambiente e também de combater a pobreza”, explicou Wilson Lima.

Titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira destacou as ações do órgão norte-americano com foco no desenvolvimento. “É um memorando importante, um legado de sustentabilidade para a rede, em especial, de impacto nessas comunidades ribeirinhas, tradicionais, quilombolas, de todos esses países, de todos esses estados que têm florestas e pessoas”, completou o secretário.

Sobre o GCF

Com destaque mundial, a Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force) reúne os membros de 38 Estados e províncias que cobrem mais de um terço das florestas tropicais do mundo, localizadas no Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Indonésia, México, Nigéria e Peru.

O evento tem como foco principal discutir o equilíbrio entre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, além de lançar um olhar diferenciado para a população da floresta.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.