URGENTE Crianças indígenas, sumidas na mata há 26 dias, encontradas desnutridas em Manicoré. Veja fotos do antes e depois

URGENTE Crianças indígenas

URGENTE Crianças indígenas chegaram muito desnutridas ao porto de Manicoré (foto)

Duas crianças, pertencentes à comunidade indígena Palmeira, em Manicoré (AM), que estavam perdidas na mata há 26 dias, foram encontradas hoje (15/03). Fotografias, divulgadas por populares, mostram que elas, uma de 6 e outra de 8 anos, estavam muito desnutridas.

Os pais disseram que foram “caçar passarinho”, nos arredores de casa, e desapareceram, dia 18/02. Desde então se iniciou a busca, que envolveu Corpo de Bombeiros, funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e até o Exército. O raio de procura chegou a ser estendido para 15 quilômetros do local onde elas partiram.

Hoje, quando as esperanças estavam praticamente afastadas, populares comunicaram ao tenente Anderson Cardoso, comandante do Batalhão da Polícia Militar (BPM), que as duas crianças foram encontradas pelo comunitário Manoel Viken. Elas estavam próximas à comunidade Capanã, que fica perto do lago Capanã Grande.

A chegada a Manicoré ocorreu em uma pequena canoa regional. Uma delas aparece acocorada, nas fotos, e a outra, aparentando desfalecimento, está no fundo da embarcação, sendo carregada nos braços.

URGENTE Crianças indígenas

As crianças, antes de se perderem na mata

 

Selva

Os especialistas afirmam que, após algum tempo dentro da floresta, as pessoas perdem as referências. Os índios conseguem se orientar, mesmo assim, graças à intimidade com a mata.

As crianças, segundo especialistas ouvidos pelo portal, que preferem o anonimato, podem se ter perdido ao ter a atenção desviada por alguma coisa. “Um pássaro, como o mutum, tem voo curto e os índios sabem que, mesmo mudando de árvore recentemente, ele costuma voltar a cantar. Segui-lo não é difícil para um índio ou alguém acostumado com a mata. O problema é que essas crianças eram muito pequenas”, disse um deles.

 

Filme

Uma das histórias mais conhecidas de sobrevivência na selva é a do israelense Yossi Ghinsberg. Logo depois de prestar o serviço militar em Israel, famoso pela dureza física, aos 21 anos, ele se perdeu na Floresta Amazônica, na Bolívia. Aconteceu em 1981.

O israelense só foi encontrado 21 dias depois, com os pés lacerados e pele em putrefação. Os dois amigos que viajavam com ele nunca foram encontrados.

Em 2017, a aventura virou o filme “Jungle”, com Daniel Radcliffe vivendo Yossi Ghinsberg, hoje um próspero empreendedor no ramo da tecnologia.

Os 21 dias vividos no mato pelo aventureiro renderam três meses de recuperação em hospital. As crianças de Manicoré, que sobreviveram a 26 dias, devem passar por longo período de recuperação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *