Governo do Estado intensifica vacinação contra Covid-19 em Tefé

A ação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tefé, acontece hoje (10) na Praça Remanso do Boto, no Centro. Foto: Divulgação/Ana Maria Reis/SES-AM

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza nesta quinta-feira (10/3) ação de intensificação da vacinação contra a Covid-19 no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). Como consequência do avanço da vacinação, o município completou 11 dias sem registrar novos casos da doença.

A ação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tefé, acontece na Praça Remanso do Boto, no Centro da cidade, até as 16h. A área foi escolhida de forma estratégica por estar mais acessível à população. São quatro equipes de vacinadores para atender o público a partir de 12 anos de idade.

“A intensificação da vacinação é feita por determinação do governador Wilson Lima para que mais pessoas possam estar imunizadas contra a Covid-19. Percebemos que a população aderiu à vacina, o que contribuiu para os índices atuais de destaque no ranking dos municípios com mais pessoas com o esquema vacinal completo”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, que cumpre agenda no município.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a vacinação contra a Covid-19 é a principal estratégia para o controle da pandemia da Covid-19. “Precisamos avançar neste controle, principalmente em municípios com baixa cobertura vacinal”, reforça.

Proteção

O agricultor Pedro Marinho Nogueira, 58, recebeu a primeira dose da vacina. “Vou precisar viajar para Fonte Boa e tive que tomar. A vacina é uma proteção para mim e para minha família. Meus filhos que moram aqui em Tefé me incentivaram, eles já tomaram a vacina e eu também tinha que tomar”, disse.

A autônoma Arinete Gonçalves Ramos, 27, aproveitou a ação em Tefé para colocar o esquema vacinal em dia. Ela tomou a segunda dose. “Antes eu ficava com medo de tomar a vacina, agora vi que é preciso e procurei logo tomar a primeira e a segunda dose, também incentivando meus filhos. Eu tinha medo e passava isso para eles. Agora já tomaram e estão indo para a escola protegidos”, afirmou.

Ranking

Com o apoio do Governo do Amazonas, Tefé alcançou 70,4% da população com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, 85,3% de imunizados com a primeira dose e se tornou o segundo município do interior do estado com o maior índice de vacinados. Apuí lidera o ranking, com 84,8% de cobertura para esquema vacinal completo.

A média diária de aplicação de doses é de 400 por dia, em Tefé. Nesta quinta-feira, todas as nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estão funcionando, das 7h às 11h e das 13h às 17h, sendo sete na área urbana do município, além das comunidades rurais Caiambé e São Francisco e áreas indígenas.

Vacinação infantil

Crianças de 5 a 11 anos de idade devem ser levadas para a vacinação contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O município já alcançou 80% de cobertura para esse público, com 4.843 doses aplicadas. A estimativa é que a população dessa faixa etária seja composta por 6 mil crianças.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.