Japão envia coletes balísticos à Ucrânia em rara doação de equipamentos de defesa

Japão envia coletes balísticos à Ucrânia em rara doação de equipamentos de defesa

As Forças de Autodefesa do Japão enviaram coletes balísticos para a Ucrânia, na terça-feira (8), em uma medida rara para o país, que defende sua constituição pacifista após a Segunda Guerra Mundial.

Diretrizes rígidas que proíbem a transferência de suprimentos de defesa do Japão para regiões em conflito foram atualizadas, permitindo que equipamentos designados pelo ministro da Defesa sejam entregues aos ucranianos após a invasão da Rússia, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa.

É a primeira vez que o Japão envia coletes balísticos para o exterior.

Os suprimentos foram designados ao Leste Europeu em um avião das Forças de Autodefesa do Japão, que partiu da Base Aérea de Komaki, na província de Aichi, segundo uma postagem do órgão nas redes sociais.

A medida aconteceu após um pedido do ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksiy Reznikov, na última sexta-feira (4).

O Japão também planeja entregar outros suprimentos de emergência não letais, como alimentos, produtos de higiene, câmeras, geradores de energia, barracas e roupas de inverno para a Ucrânia.

Em uma entrevista coletiva, o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que é “criticamente importante” para o Japão e sua segurança nacional responder firmemente com outras nações contra a agressão russa e fornecer apoio à Ucrânia.

O país não planeja enviar armas letais para a Ucrânia, acrescentou Matsuno.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *