No mês de março, unidades da SES realizam ações e homenagens pelo Dia Internacional da Mulher

Programações são voltadas à saúde da mulher, prevenção e empoderamento.

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (08/03), unidades da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizam, no decorrer do mês de março, programações, ações e homenagens voltadas para o público feminino e à saúde da mulher. As seis maternidades estaduais contarão com palestras, momentos de beleza e cuidados pessoais.

“Mais de 70% dos trabalhadores do SUS no Amazonas são mulheres, então as ações voltadas à saúde da mulher devem alcançar a população feminina, incluindo as nossas servidoras, como forma de melhorar a autoestima, acolher e valorizar o trabalho delas que tanto se dedicam”, afirmou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

No Instituto da Mulher, a abertura contará com apresentação de acadêmicos e presença do grupo Gamam e Vovó Amiga do Peito. Pela parte da manhã, ocorrem palestras sobre vulnerabilidade feminina, saúde e prevenção feminina, além de oferta de serviço às servidoras da unidade, como massoterapia, maquiagem, corte de cabelo e coleta de preventivos e sorologia de HIV, sífilis e hepatites B e C.

De acordo com a diretora da unidade, Dalzira Pimentel, a data é de extrema importância para o calendário do Instituto. “Além de representar anos de luta e conquista por direitos, nos traz uma grande reflexão de igualdade e respeito entre os gêneros, e nada melhor do que homenagear e fortalecer os direitos nessa unidade de saúde que tem como premissa cuidar da saúde da mulher”, disse.

Nas maternidades Alvorada, Balbina Mestrinho e Nazira Daou, também com abertura de suas programações nesta terça-feira, o dia será composto por palestras, como a importância da liderança feminina no ambiente de trabalho, palestras voltadas para a saúde da mulher, sorteio de brindes, programação cultural com poesia e música, atendimento com as psicólogas da unidade e entre outros serviços.

A maternidade Ana Braga terá programação de hoje (08/03) a sexta-feira (11/03), com a abertura da Semana da Mulher na unidade. Ocorrerão palestras sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, empoderamento feminino, brindes e coffee break. Nos outros dias, serão ofertados serviços como massoterapia e maquiagem.

Com programação para o final do mês, a maternidade Azilda da Silva Marreiro realizará programações entre os dias 17 e 25 de março, com palestras sobre a violência obstétrica e suas implicações legais, outra com o tema voltado para o Março Lilás e a prevenção do câncer de colo de útero com roda de conversa e homenagem geral às mulheres. Entre os dias 3 e 25, serão realizadas coletas de preventivo e testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para as servidoras da unidade.

Na sede da SES-AM, as servidoras poderão participar do workshop “Consultoria de cuidados com a pele”, com dicas de cuidados básicos com a pele, maquiagem e como melhorar a prática diária, além de serviços de apoio psicológico, por meio do Centro de Atenção ao Servidor (CAS).

O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) André Araújo, localizado na zona norte da capital, realizará ação de conscientização sobre a saúde feminina e formas de prevenção, sinais de alerta, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero, além de ações de embelezamento, limpeza de pele, relaxamento, maquiagem e corte de cabelo e atendimento oftalmológico.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *