Março Lilás: Policlínica Codajás promove ações de prevenção à Saúde da Mulher

Março Lilás: Policlínica Codajás promove ações de prevenção à Saúde da Mulher

Em alusão ao mês de conscientização e prevenção do câncer de colo do útero, o Março Lilás, a Policlínica Codajás, unidade de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), promoverá, na próxima quinta-feira (10/03), ação de coleta para o exame preventivo, Papanicolau, e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A ação será realizada pela equipe de enfermagem da unidade. Serão ofertadas 100 vagas para realização do exame preventivo, e os testes rápidos serão ofertados ao longo do dia, no horário de atendimento, das 7h às 17h.

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo explica sobre a importância do exame às pacientes também.

“Temos nossos atendimentos em ginecologia, em que cuidamos semanalmente da saúde da mulher, e esta ação vem para acelerar mais um processo tão importante de prevenção, que é o exame preventivo, para ter a certeza de que está tudo bem. Além disso, nossos testes rápidos também fazem parte do pacote, atendimento que é diário em nossa unidade”, destacou.

Para a gerente de Enfermagem da policlínica, Leonide Brandão, essa ação é um alerta para os cuidados com a saúde da mulher.

“É uma das primeiras ações, e lógico que não poderia acontecer em outro momento que não fosse na semana da mulher. Vamos receber nossas pacientes dentro do setor de ginecologia, com coleta e realização de teste rápido. A mulher pode trazer o esposo e filhos para fazer o teste rápido. É uma ação que engloba a família”, disse.

Atendimento

Pacientes interessadas em realizar o exame preventivo e testes rápidos precisam procurar o setor de Ginecologia ou a Gerência de Enfermagem da Policlínica Codajás, localizada na avenida Codajás, 26, bairro Cachoeirinha, zona centro-sul, munido de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identidade.

Campanha – O Março Lilás alerta a população sobre a prevenção ao câncer do colo do útero, doença que pode ser evitada com a vacina contra o HPV. Neste ano, a iniciativa tem como tema “É tempo de cuidar”.

O movimento também conscientiza as mulheres sobre a realização periódica do exame preventivo, o Papanicolau, que deve ser feito mesmo se a mulher não estiver apresentando nenhum sintoma ginecológico. Por meio deste exame são descobertas as lesões pré-malignas, que vêm antes do câncer.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.