Comunidade Santa Marta recebe nova rede de drenagem

Foto: Divulgação

Quem mora na comunidade Santa Marta, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, sofria com constantes alagamentos durante as fortes chuvas. Agora, com o avanço da implantação da nova rede de drenagem profunda pela Prefeitura de Manaus, com 23 metros de extensão, bem próximo ao igarapé da rua Buriti, essa realidade mudou.

De acordo o subsecretário da Seminf, Efrain Aragão, a obra vai acabar de vez com os alagamentos no local. “É um problema recorrente na nossa cidade. Neste período de chuva, principalmente, essas comunidades, que ficam próximas a igarapés, sofrem, e temos seguido à risca a determinação do prefeito David Almeida e do nosso vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, que é ao máximo buscar soluções para este tipo de problema. No local, o igarapé apresenta um afunilamento e há muito acúmulo de lixo também na tubulação, evitando o escoamento correto da água, o que fazia subir o nível do igarapé, transbordando pela rua e alagando as casas. Com a obra, os moradores não sofrerão mais”, assegurou Aragão.

No local, foi feita toda a limpeza ao redor do igarapé e todo o lixo e entulho acumulados foram retirados. O sistema de travessia foi refeito com novas aduelas, que são galerias de concreto com um diâmetro maior, para dar a vazão correta das águas e evitar futuros alagamentos. O nível da rua Buriti será elevado e toda a rede de drenagem profunda está sendo refeita.

A Seminf contou com apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para fazer um desvio na linha de ônibus na rua Buriti, antes do início da obra.  Um trabalho minucioso é realizado no leito do igarapé, para proteger e colocar as aduelas, e nesta terça-feira, as equipes trabalham no processo de encabeçamento, que é a proteção das laterais, para que não haja fuga de material ao lado da aduela, e não provoque futuras erosões na via. Atendendo ao pedido dos moradores, a Prefeitura de Manaus também construiu provisoriamente, uma ponte de madeira no local, para garantir a travessia dos pedestres.

Os moradores, como a dona de casa Judinei Gomes de Sá e o autônomo Raimundo Alfaia, atestam a qualidade dos serviços.

“Antigamente aqui, toda essa área ia para o fundo, inclusive a minha casa. Eu perdi minhas coisas, e muitos vizinhos perderam também. E por isso agradecemos e pedimos sempre melhorias aqui para nós”, afirmou a dona de casa.

“Eu quero agradecer ao prefeito e ao vice-prefeito, porque ninguém olhava por nós aqui na comunidade há mais de dez anos. Esse benefício vai resolver a situação de muitas famílias e com uma obra de qualidade”, concluiu o morador Raimundo Alfaia.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *