Programa da Coca-Cola Brasil testa tecnologia que otimiza produção de guaraná

Programa da Coca-Cola Brasil testa tecnologia que otimiza produção de guaraná

Parceira essencial dos produtores rurais, a luz solar ganhou ainda mais importância com uma tecnologia que está em fase de testes no Olhos da Floresta, programa da Coca-Cola Brasil em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) voltado para o fortalecimento da cadeia de guaraná no Amazonas. Por meio de uma estufa, a secagem do fruto é reduzida de longas horas de forno (seis a oito) para pouco mais de uma.

Atualmente, seis produtores da cidade de Canutama já se utilizam desse expediente de forma regular, enquanto Iranduba, Manacapuru e Urucará estão em implantação. Trata-se de uma adaptação da estufa utilizada na secagem do café connilon, com os grãos de guaraná lavados ficando expostos ao calor até perderem a umidade superficial.

“Estamos começando a utilizar, mas já é possível ver o quanto esse sistema traz ganho de tempo. E tudo com ajuda da própria natureza, com o Sol sendo nosso aliado”, comenta Carlos Costa, de 72 anos, produtor de Manacapuru.

Completando cinco anos de existência em 2021, o Olhos da Floresta também celebra avanços recentes. Atualmente, são mais de 120 comunidades de 16 municípios, envolvendo cerca de 350 famílias.

Diretor da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca avalia com orgulho a atuação da empresa nesse sentido. “Nosso trabalho no Amazonas tem quatro pilares: conservação da floresta, acesso à água, reposição hídrica e o fortalecimento das cadeias agrícolas sustentáveis da região – onde entra o Olhos da Floresta. Estamos muito felizes por essa iniciativa abranger, atualmente, mais de 3 mil pessoas”, afirma.

Benefícios

Além do ganho de tempo e da economia no uso de lenha para o forno, João Carlos dos Santos Jr., agrônomo e especialista em Agricultura Sustentável no Amazonas para a Coca-Cola Brasil, também exalta como benefícios da implantação do sistema uma melhor distribuição das tarefas e de uso da mão de obra. “Após a colocação da semente de guaraná no secador solar, o equipamento não necessita de uma pessoa dedicada para sua operação, o que se faz necessário no processo tradicional e acaba atrasando as atividades de colheita e lavagem do guaraná”, justifica.

O uso da tecnologia também amplia a troca de saberes entre os produtores. Isso porque, segundo João Carlos Jr., a utilização do secador solar teve início em Canutama. “De lá ela foi levada para outros municípios e a troca de experiência entre os produtores ajuda a fortalecer o programa e a continuidade da cultura do guaraná no Estado”, destaca João.

Olhos da Floresta

Criado em 2016 pela Coca-Cola Brasil, o programa Olhos da Floresta está presente em mais de 124 comunidades, envolvendo mais de 350 famílias de agricultores e beneficiando mais de 3 mil pessoas nos diversos elos da cadeia no estado do Amazonas. Com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico da região, o programa incentiva a cadeia de guaraná no estado dando oportunidade de renda para as famílias.

Por meio dessa iniciativa, a Coca-Cola Brasil está presente em 90% das áreas produtivas do guaraná em território amazonense, o que compreende 16 municípios – Apuí, Autazes, Borba, Canutama, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Silves, São Sebastião do Uatumã e Urucará –, e ainda garante que 100% do guaraná utilizado na Fanta Guaraná, no Guaraná Kuat, no Tuchaua e em outros produtos à base do fruto sejam provenientes do Amazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.