
O drama “Central do Brasil”, com Fernanda Montenegro (indicada ao Oscar de melhor atriz) e Vinícius de Oliveira. Foto: Divulgação
A 94ª cerimônia de entrega do Oscar será realizada no dia 27 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, Califórnia. E para celebrar o evento do cinema norte-americano, o Canal Brasil preparou uma retrospectiva com obras brasileiras e internacionais que concorreram à estatueta dourada.
Em todos os sábados de março, do dia 5 ao dia 26, a partir das 20h, o canal exibe uma programação dupla com filmes indicados e vencedores nas categorias de melhor filme e melhor filme estrangeiro.
Alguns dos títulos selecionados para a Mostra são “Parasita” (2019), vencedor da categoria melhor filme; “O Beijo da Mulher-Aranha” (1985), vencedor do Oscar de melhor ator (William Hurt) e indicado às categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado; e “Central do Brasil” (1998), indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira e de melhor atriz (Fernanda Montenegro).
Quando: de 5 a 26 de março
Horário: sábados, às 20h (dois filmes exibidos em sequência)
Quando: sábado, dia 5/03, às 20h
Classificação: Livre
Direção: Anselmo Duarte
Sinopse: Após ter seu asno de estimação atingido por um raio, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara. Sua via-crúcis, porém, se torna um pesadelo. Prêmios e indicações: Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

Cena de “O Pagador de Promessas”, indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira. Foto: Divulgação
Quando: sábado, dia 5/3, às 21h35
Classificação: 16 anos
Direção: Bong Joon-Ho
Sinopse: Fascinados com a vida luxuosa de uma família rica, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem, um a um, naquela residência. No entanto, as mentiras necessárias à ascensão social custarão caro. Prêmios e indicações: Vencedor do Oscar de melhor filme, direção, roteiro original e filme estrangeiro. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Quando: sábado, dia 12/03, às 20h
Classificação: Livre
Direção: Fábio Barreto
Sinopse: Celebra-se o casamento de Ângelo e Teresa. Com o passar do tempo, porém, Teresa desencanta-se. Mássimo chega ao povoado e, quando a encontra, não consegue esconder a imediata atração que sente.
Prêmios e indicações: Indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira.
Quando: sábado, dia 12/3, às 21h55
Classificação: 14 anos
Direção: Hector Babenco
Sinopse: Nos porões da ditadura latino-americana, dois presos são obrigados a conviver na mesma cela. Molina é condenado por corrupção de menores; Valentin é torturado pelo governo para delatar companheiros. Prêmios e indicações: Vencedor do Oscar de melhor ator (William Hurt). Indicado às categorias de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Quando: sábado, dia 19/3, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Walter Salles
Sinopse: Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma de suas clientes tenta reaproximar o filho do pai. Ao sair da estação, ela morre e Dora acolhe a criança, partindo em busca do pai desaparecido. Prêmios e indicações: Indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira e de melhor atriz (Fernanda Montenegro).
Quando: sábado, dia 19/3, às 21h50
Classificação: 14 anos
Direção: Denis Villeneuve
Sinopse: Jeanne e Simon são irmãos gêmeos e acabaram de perder a mãe, Nawal Marwan. É o início de uma jornada em busca do passado materno, que os leva até a Palestina. Prêmios e indicações: Indicado ao Oscar e ao César de melhor filme estrangeiro.
Quando: sábado, dia 26/3, às 20h
Classificação: 14 anos
Direção: Bruno Barreto
Sinopse: Durante a ditadura, jovens de classe média optam pela luta armada para enfrentar o regime. Integrantes do MR-8 e da ALN sequestram o embaixador americano para trocá-lo por prisioneiros políticos. Prêmios e indicações: Indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira.
Quando: sábado, dia 26/3, às 21h55
Classificação: 18 anos
Direção: Ildikó Enyed
Sinopse: Maria e Endre são funcionários de um abatedouro em Budapeste. Além do local de trabalho, eles também compartilham uma grande inadequação social e os sonhos que têm à noite, quando vivem como cervos na floresta. Aos poucos, eles se aproximam e, juntos, decidem explorar esse laço fora do comum. Prêmios e indicações: Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Veja mais notícias em Entretenimento