Animação exibe jogo de basquete entre coronavírus e anticorpos para estimular vacinação infantil contra Covid-19

“Dia de Vacina” é o segundo vídeo da série “O Menino da Máscara Amarela”, idealizada pela médica Camila Maciel, que será exibida a partir de março no Canal Futura. Divulgação

Uma competição de basquete entre coronavírus e anticorpos. É nesse clima de disputa pela saúde que a médica Camila Maciel mostra, em vídeo de animação, como a vacinação infantil é segura e fundamental contra a Covid-19.

Quebrando o paradigma de que ciência é complicada, a animação, que acaba de ser lançada no canal de YouTube da médica brasileira (https://www.youtube.com/watch?v=sKzVQny-FlU), explica, de maneira simples e leve, como age o imunizante dentro do organismo e como se dá a luta contra o vírus.

Com desenhos, cores e no formato de um jogo, a ideia é mostrar aos pequenos como a ciência faz parte do seu dia a dia, como as vacinas agem e como salvam vidas.

Radicada no Vale do Silício (EUA), Camila Maciel é pesquisadora-visitante da Universidade de Stanford e pós-doutora em Epidemiologia e Medicina Preventiva pela Universidade de Boston.

“Dia de Vacina” é o segundo vídeo da série “O Menino da Máscara Amarela”, que contém sete episódios com dicas de prevenção em saúde, a serem exibidos nas redes sociais da médica e também, a partir de março, no Canal Futura. Divididos em pílulas de um minuto, os vídeos buscam educar, entreter, combater fake news e aproximar a ciência das crianças.

Proteção

Na acirrada disputa de basquete do vídeo, o maior jogador da defesa é a vacina. Para Camila, a vacinação infantil é a melhor maneira de proteger todos das formas graves da Covid-19 e permitir um retorno mais seguro a muitas atividades da pré-pandemia, ajudando a conter a transmissão comunitária. As crianças são importantes vetores de contaminação, já que convivem com outras pessoas e crianças em escolas e creches e carregam o vírus para grupos vulneráveis dentro da própria família, como os avós.

“A vacinação infantil é fundamental e trará benefícios para toda a comunidade. No vídeo, mostramos, de forma leve e lúdica, como vacinas salvam vidas e como a criança pode aprender ciência brincando e desde cedo. Sempre fomos um exemplo para o mundo quando a questão é vacinação infantil, com a erradicação de poliomielite e o controle de doenças como sarampo, meningite, coqueluche. Agora, precisamos dar o exemplo também nesta pandemia”, destaca Camila Maciel.

Endocrinologista pela Universidade de São Paulo, doutora em Cardiologia pelo Incor-USP, Camila Maciel é professora de universidades públicas e privadas e tem vários de seus projetos publicados em revistas acadêmicas sobre prevenção em saúde voltados para crianças, além de algumas premiações.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *