11/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Multinacional chinesa tem interesse em investir na produção de inversor de energia solar no PIM

Publicado em 25 de fevereiro, 2022

A Hexing é uma companhia multinacional chinesa instalada em pelo menos 90 países. Foto: Divulgação/Sedecti

Representantes da multinacional chinesa Hexing sinalizaram para o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), em reunião ocorrida nesta sexta-feira (25/2), a instalação de uma unidade (planta) no Amazonas. O interesse para o investimento será aplicado na produção de inversores para energia fotovoltaica (solar) no Amazonas.

O inversor de energia solar é um item essencial do kit de energia solar, com função de converter a energia elétrica gerada pelos painéis de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA), além de garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.

O secretário em exercício da Sedecti, Renato Freitas, avaliou que a sinalização dos investidores chineses vem em um momento importante para a retomada da economia no Amazonas. Segundo ele, a Sedecti irá orientar todo o projeto piloto que a empresa ficou de apresentar, para que o investimento possa ser executado.

“A empresa Hexing nos procurou, por meio do gabinete do governador, e nos apresentou o interesse de se instalar no Polo Industrial de Manaus para produzir os inversores solares, que são equipamentos de extrema importância, e que indicam uma atualização da matriz energética de todo o país, inclusive para exportação, de forma que a matriz energética se torne cada vez mais sustentável. A Sedecti estará orientando todo o projeto”, contou Renato.

Hexing

A Hexing é uma companhia multinacional chinesa instalada em pelo menos 90 países, gerando aproximadamente 30 mil empregos diretos. Criada por volta de 1992, a companhia oferece uma variedade de equipamentos elétricos e de soluções relevantes no mercado global de utilidades para o setor energético. Desde de 2016, a gigante chinesa atua no mercado brasileiro como Hexing Brasil, sendo sua sede na cidade de São Paulo e as unidades de negócio em Nova Lima (MG) e Fortaleza (CE).

A empresa apresenta ainda soluções para Smart Grid, novas energias (energia solar), projetos de eficiência energética, iluminação pública e operação, manutenção e distribuição em sistemas de energia. A Hexing também produz medidores inteligentes de energia.

Projeto balsa de painéis

Durante a reunião na Sedecti, a companhia chinesa apresentou também um projeto social, onde utilizam balsa de painéis solares para fornecer serviços de abastecimento de baterias e atender à população dos municípios do Amazonas.

“Porém, ainda se trata de um projeto que estamos avaliando e ainda deve passar pelos trâmites processuais normais dentro da Sedecti e Governo do Estado. Mas, a nossa ideia é de que possamos apresentar o projeto da Hexing ao Codam (Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas) ainda este ano”, finalizou o secretário Renato Freitas.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.