
Em comparação a 2020, que fechou com saldo positivo de 8.459 empregos, houve um aumento de 415,42% de novas contratações no ano passado. Foto: Divulgação/Herick Pereira/Secom
Dados fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam saldo positivo referente ao número de trabalhadores no Amazonas em 2021. O levantamento foi apresentado nesta quarta-feira (23/2) pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
De acordo com o levantamento, o estado fechou o ano passado com 35.141 novas pessoas inseridas no mercado de trabalho, totalizando 447.386 trabalhadores formais em todo o território amazonense. Em comparação a 2020, que fechou com saldo positivo de 8.459 empregos, houve um aumento de 415,42% de novas contratações.
Os resultados apresentados também demostram que o Amazonas está 16,90% acima da variação média nacional do saldo de empregos. Enquanto o estado está com uma taxa de variação média de 8,52%, o Brasil está com 7,08% de pessoas admitidas versus demitidas. A região Norte também é destaque e apresentou cerca de 8,62% de variação positiva.
De todos os postos de trabalho fechados no ano passado, 20.630 são ocupados por homens e 14.511 por mulheres, onde 86,8% desses trabalhadores possuem ensino médio completo. Os jovens de 18 a 29 anos foram a maioria dos contratados, com 25.334 pessoas admitidas, seguido dos adultos com faixa etária entre 30 a 49 anos, com 8.948, o que representa o total de admitidos.
Os setores que mais contribuíram para este saldo positivo de admissões foram: Serviços, com 13.343 admissões, seguido de Comércio, com 9.223 pessoas; Indústria, com 8.952; Construção Civil, com saldo positivo de 3.072 pessoas admitidas e o setor Agropecuário, com 521 admissões.
“Obter esses gráficos mesmo após um longo período de pandemia é gratificante, pois isso significa que o nosso dever como secretaria é dar suporte aos cidadãos, oferecendo as melhores oportunidades no mercado de trabalho e o apoio do Governo do Amazonas tem sido essencial para isso”, disse a titular da Setemp, Neila Azrak.
Apesar de muitos estados terem fechado o ano com saldo negativo em decorrência da pandemia da Covid-19, o Amazonas se destaca nos últimos dois anos, com a contratação de 43.600 pessoas. Com isso, esse resultado também contribuiu para que Manaus aparecesse no topo da lista das cidades que mais ofereceram empregos em 2021.