Busca por moda brasileira 100% sustentável é tema de série documental do canal FashionTV

O primeiro episódio do programa “Manufatura Fashion” destaca a produção de tricô e crochê sustentável. Foto: Divulgação

A indústria da moda é responsável por danos ao meio ambiente, como desmatamento e poluição, e o Brasil, como a quarta maior potência do mercado, precisa pensar em alternativas sustentáveis. Com esse ponto de partida, a Mutante Filmes produziu a série documental “Manufatura Fashion”, que estreia no dia 3 de fevereiro, a partir das 21h, no canal de TV por assinatura FashionTV.

A atração coloca em pauta a produção de moda sustentável 100% brasileira, propondo o enfrentamento de questões ambientais e sociais que envolvem este universo, além de educar o consumidor e influenciar grandes marcas a seguirem um rumo mais salutar ao meio ambiente.

Dividida em oito episódios que podem ser vistos de maneira independente, a série acompanha a rotina de trabalho e entrevista profissionais do universo fashion, como estilistas, empreendedores, designers e produtores que prezam por uma relação mais saudável e menos predatória com o meio ambiente. Na primeira semana, a atração evidencia o tricô e o crochê e como essa cadeia de produção pode ser mais sustentável, além de ser benéfica para a população, por servir como uma alternativa para autonomia financeira de muitas pessoas.

A série também apresenta o conceito de upcycling, cujo objetivo é resgatar um objeto não mais utilizado e transformá-lo em algo novo, prática que minimiza novos gastos de energia, matérias-primas e outros processos que possam ser considerados agressivos ao meio ambiente. Durante a atração, o telespectador aprenderá que, seja por meio de peças descartadas ou reutilizando resíduos, como retalhos, restos de rolos de tecidos ou roupas com defeito, o upcycling evita desperdícios de maneira criativa e sustentável.

No decorrer das semanas, outros temas serão abordados: a fabricação de calçados veganos como prática que livra animais da crueldade; o tingimento natural de peças, que evita a contaminação de recursos hídricos; novas formas de consumir moda, em que opções não monetárias, como a troca, são levadas em consideração; novas cadeias de produção de peças, que valorizam os pilares ambientais, econômicos e sociais; a confecção de acessórios artesanais com material de descarte; e a plantação de algodão orgânico, bem como os seus benefícios para o universo fashion e para a natureza.

A série “Manufatura Fashion” também poderá ser acompanhada via streaming na plataforma Box Brazil Play, que pode ser assinada por meio do site www.boxbrazilplay.com.br, para ser assistida em televisão ou em dispositivos mobile, a partir dos apps disponíveis para Android e IOs.

Clique aqui para acessar a lista de operadoras de TV por assinatura que oferecem o canal em seu line-up.

Serviço

Estreia da série “Manufatura Fashion”

Canal: FashionTV

Primeiro episódio: 03/02/2022 às 21h

Novos episódios: quintas-feiras, às 21h

Reprises: segundas-feiras, às 21h30; terças-feiras, às 18h; quartas-feiras, às 13h; e sábados, às 22h

Quantidade de episódios: 8

Duração de cada episódio: 30 minutos

Classificação indicativa: Livre

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *