10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Idam e Defesa Civil discutem ações da Operação Enchente

Publicado em 21 de janeiro, 2022

Foto: Divulgação/Kevyn Sousa/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou, na manhã de hoje (21/1), de uma reunião com a Defesa Civil do Estado do Amazonas sobre a Operação Enchente. A reunião, realizada por videoconferência, teve como objetivo apresentar o plano operativo de uma missão para realizar, junto às prefeituras municipais, uma estratégia de planejamento e preparações para a possibilidade de uma cheia severa.

A reunião contou com a participação do diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso; do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Tomás Sanches; do diretor do Departamento de Preparação da Defesa Civil, tenente-coronel Adson de Souza Ferreira; e da meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), Patrícia Guimarães.

Segundo Adson Ferreira, a missão visa apoiar os municípios no levantamento de informações, promover maior integração entre os órgãos municipais e estaduais, identificar as principais dificuldades encontradas em meio a um desastre de inundação e catalogar as principais necessidades em escala de prioridade, em caso de situação de emergência.

“O Governo do Estado está atento para a situação da subida do nível das águas dos rios e já está se antecipando para investir em uma proximidade maior com os municípios, a fim de buscar, em conjunto, uma solução adequada para que, em se consumando essa situação de desastre que pode vir a acontecer neste ano, não tenhamos percalços pelo caminho no atendimento à população”, disse Ferreira.

Para Patrícia Guimarães, o cenário climático atual requer um monitoramento diário e efetivo visando a antecipação e a preparação para o caso de uma enchente mais severa. “Observamos uma alta probabilidade da configuração de La Niña, que é um sistema climático que acontece no Oceano Pacífico, um fenômeno relacionado ao resfriamento das águas superficiais e que serviu de força motriz para o desastre de inundação gradual do ano passado”, explicou.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.