24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prato Cheio de Autazes serviu 5 mil refeições no primeiro mês de funcionamento

Publicado em 20 de janeiro, 2022

Prato Cheio de Autazes serviu 5 mil refeições no primeiro mês de funcionamento

Inaugurado no dia 18 de dezembro, o restaurante popular Prato Cheio de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) já serviu 5 mil refeições em seu primeiro mês de funcionamento. O programa implantado pelo governador Wilson Lima cumpre o objetivo de garantir segurança alimentar aos segmentos sociais mais vulneráveis da população, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).

“Assim como nas unidades de Manaus e Manacapuru, o Prato Cheio de Autazes tem sido um programa importantíssimo para as famílias daquele município. São 5 mil refeições servidas nesse primeiro mês, o que reforça o acerto do governador Wilson Lima em ampliar o programa para o interior”, disse a secretária da Seas, Alessandra Campêlo.

Inclusão

Segundo o levantamento feito pela coordenação do programa, um dos destaques no primeiro mês de funcionamento é o atendimento das pessoas com deficiência. O balanço desse segmento específico aponta 101 atendimentos.

De acordo com a Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gdsan/Seas), o Prato Cheio tem como público prioritário grupos em situação de vulnerabilidade social, como pessoas em situação de rua, desempregados e trabalhadores informais.

Atendimento

Localizado na rua Júlio Lobo, s/n°, Centro, o Prato Cheio de Autazes   foi inaugurado pelo governador Wilson Lima, no dia 18 de dezembro, e recebe o nome da professora Maria Ceres de Paula, homenagem póstuma a uma das profissionais da Educação mais queridas do município.

No local, a refeição é vendida ao preço simbólico de R$ 1, mediante cadastro social e compra de senha, a partir das 8h. São servidos 400 almoços por dia, ou seja, 2 mil por semana (de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h).

O acesso à alimentação adequada é um direito humano consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição Federal de 1988, e na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, Lei Federal n° 11.346, de 15 de setembro de 2006.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.