Primeira Reunião Ordinária de 2022 da Anodi analisa cenário orçamentário do Inmetro, na sede do Ipem-AM

Reunião da Associação Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro (Anodi) na sede do Ipem-AM. Foto: Divulgação

Após a inauguração do Memorial Ipem Francisco Ferreira Negrão, na última segunda-feira (17), o presidente da Associação Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro (Anodi), engenheiro Márcio André Brito, realizou a primeira Reunião Ordinária de 2022, na sede do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), em Manaus.

Na reunião foram discutidos assuntos como a inauguração do Memorial Ipem; o plano de trabalho referente ao exercício de 2022; e o cenário orçamentário e financeiro do Inmetro, onde foram deliberados encaminhamentos para a Anodi fazer gestão junto ao Inmetro e ao Governo Federal, com objetivo de minimizar possíveis impactos na atividade delegada.

A reunião contou a presença do presidente em exercício do Inmetro, Periceles Vianna; Coordenador da RBMLQ-Inmetro, Valmir de Souza, onde participaram como convidados; e presidentes dos estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Fortaleza, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

Unidade Fluvial do Ipem

Nesta terça-feira (18), a Anodi promoveu uma ação de fiscalização em Postos de Combustíveis Flutuantes, o que permitiu uma troca de experiência entre os Ipem do Brasil. Durante a programação, os presidentes puderam conhecer o trabalho realizado por meio da UBFFP, assim como as especificidades da região amazônica. Também foram realizadas ações de fiscalização em Postos de Combustíveis Flutuantes, localizados na orla do Rio Negro.

Márcio Brito falou sobre a troca de experiência entre os órgãos delegados de todo o país. “Estamos realizando hoje uma atividade técnica de campo. Os presidentes dos Ipems do Brasil fiscalizando um posto de combustível flutuante. Um posto que deve atender a todas as exigências estabelecidas nos regulamentos do Inmetro, com uma diferença, está sobre as águas. Uma troca de experiências entre todas as regiões do país, visando a confiabilidade e atender o consumidor”.

O superintendente do Ipem-SP, Ricardo Gambaroni, também comentou sobre essa experiência vivenciada no Amazonas. “Estamos hoje aqui vendo uma realidade diferente, mas com muita similaridade do que fazemos. Muda o veículo, aqui temos o barco, mas o serviço é o mesmo. E a qualidade é a mesma. É uma troca de experiência que está sendo realizada aqui, está aumentando, ainda mais a capacidade dos Ipems em ajudar o nosso Brasil a evoluir”.

O presidente em exercício do Inmetro, Periceles Vianna, ressaltou a importância da atividade delegada no Estado que tem um impacto positivo no mercado local, e parabenizou o trabalho do Ipem no Amazonas.

“É um cenário bastante peculiar, bastante diferente do que a gente encontra de fato, nas outras regiões do país. E ressaltar a grande relevância, a grande importância que tem essa atividade para impactar de forma bastante positiva no trabalho e no mercado local. Gostaria de parabenizar o Ipem do Amazonas pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, e por essas adaptações que são necessárias”, finalizou.

Inauguração do Memorial Ipem Francisco Ferreira Negrão. Foto: Divulgação

Memorial

A inauguração do Memorial Ipem Francisco Ferreira Negrão ocorreu na segunda-feira (17), na sede do Ipem-AM. De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM e da Anodi, Márcio André Brito, o espaço conta com biblioteca; galeria de fotos com o registro do início das atividades realizadas pelo órgão, até o momento atual; documentos e legislações; e cartilhas que versam sobre a atividade delegada.

“Nós criamos esse memorial exatamente para documentar toda a história do instituto ao longo dos últimos 40 anos de serviço prestados ao estado do Amazonas. O Governo resolveu mostrar, por meio de bibliotecas, videotecas, painéis fotográficos e equipamentos da fiscalização como foi e como é a atividade aqui do Amazonas”, explicou o diretor-presidente do Ipem.

O memorial faz homenagem ao servidor falecido Francisco Ferreira, que dedicou 40 anos ao trabalho no serviço público da instituição. A valorização do servidor da instituição é representada por painéis contendo imagens dos funcionários falecidos que contribuíram, com seus esforços, para o fortalecimento da atividade do Ipem, ao longo dos seus 27 anos de existência.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *