O poeta da humanidade na Amazônia, Thiago de Mello morre aos 95 anos

O poeta da humanidade na Amazônia, Thiago de Mello morre aos 95 anos

O poeta amazonense Thiago de Mello, 95 anos, faleceu nesta chuvosa sexta-feira (14). O escritor passava por problemas de saúde desde o ano passado e a causa não foi divulgada ainda pela família.

Um dos principais nomes da literatura brasileira deixa a esposa, Pollyana Furtado, e a filha, Isabella Thiago de Mello.

“Thiago é um ser da Amazônia e leva isso onde quer que ele vá, e isso é muito bonito dele. Não é porque sou filha dele não, porque temos que separar a filha da pesquisadora, mas, como cidadã brasileira, acho muito bonita a relação dele com a Amazônia. Ele traz sua terra e características brasileiras para suas obras”, comentou a filha, numa homenagem ao pai no ano passado.

Na obra do escritor, algumas traduzidas em mais de 30 idiomas, pulsam a liberdade, justiça, esperança e comprometimento com o ser humano.

Reconhecimento

Nascido em Barreirinha, em Porantim do Bom Socorro, no dia 30 de março de 1926, recebeu o nome de Amadeu Thiago de Mello.

Thiago de Mello conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um dos mais expressivos poetas contemporâneos do país. É autor de livros reconhecidos mundialmente, como “Faz escuro, mas eu canto”, “Silêncio e palavra”, “Manaus, amor e memória”, entre outros. Além de escritor, exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende.

Em homenagem ao poeta amazonense Thiago de Mello, a Prefeitura de Manaus realizou ano passado, em março, a exposição virtual “Thiago de Mello 95 anos de vida, poesia e amor por Manaus”, reunindo acervos pessoais e públicos do poeta, com fotos, entrevistas e vídeos.

Já no Museu da Cidade de Manaus, localizado no centro histórico, o poeta possui uma exposição permanente em sua homenagem.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *