23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governador acompanha início dos serviços para tornar ramal Nova Esperança trafegável

Publicado em 13 de janeiro, 2022

Governo do Estado elabora projeto para pavimentação da via, que tem 6,5 quilômetros de extensão e fica no município de Manacapuru.

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta quinta-feira (13/01), o início dos serviços para deixar o ramal Nova Esperança novamente trafegável. O acesso à estrada é pelo quilômetro 62 da rodovia estadual AM-070. O governador anunciou, ainda, que o Estado está elaborando um projeto para pavimentação asfáltica de toda via com a instalação de sistema de drenagem.

O ramal fica no município de Manacapuru, tem 6,5 quilômetros e está com a camada asfáltica completamente desgastada pela ação do tempo e das condições climáticas. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), há problemas na base da estrada, que não possui sistema de drenagem, o que colabora para o desgaste da pista.

“Nós estamos chegando com as máquinas para fazer um trabalho de recuperação, de tapa buraco. No período do verão vamos fazer um trabalho definitivo. Vamos trabalhar a base e sub-base e colocar o sistema de drenagem, o que é importante para a conservação da pista. E isso vai dar dignidade para quem mora aqui, garantir o escoamento da produção e o direito de ir e vir”, disse o governador.

Ainda segundo a Seinfra, o projeto para a completa pavimentação está em elaboração e haverá terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização.

Com a obra, o Estado irá beneficiar 500 famílias que vivem em comunidades no entorno do ramal: comunidades Bom Jardim; São Raimundo; Indígena Rosa Vermellha; Rei David; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (lago); Nossa Senhora do Livramento (Paru); e Vale da Benção.

Mundo Azul

Os trabalhos para deixar o ramal trafegável vão permitir a continuidade dos serviços oferecidos no sítio Mundo Azul. Em novembro de 2019 o espaço foi aberto para a visitação do público em geral com acolhimento especial de pessoas com deficiência (PCDs).

Ao dar início aos serviços de reparo na via, o governador visitou o sítio, que proporciona contato com animais e natureza. O espaço recebe público de cerca de 400 pessoas por mês em média, aos sábados, domingos e feriados.

No sítio Mundo Azul, todos os colaboradores são voluntários. O espaço conta com dois psicólogos, uma pedagoga, uma fonoaudióloga, dois educadores físicos e uma especialista em múltiplas deficiências, que dão suporte terapêutico. Há, ainda, cinco monitores, um caseiro e profissionais do restaurante que moram na comunidade.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.