15/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Com 3 toneladas de pescado, Peixe no Prato é retomado em Barcelos

Publicado em 11 de dezembro, 2021

Foto: Divulgação

O governador Wilson Lima acompanhou, neste sábado (11/12), a entrega de 3 toneladas de pescado a 1 mil famílias de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), como parte do programa Peixe no Prato Solidário. O município é o nono do interior a receber a iniciativa do Governo do Amazonas, que tem como objetivo atender as famílias em vulnerabilidade social que tiveram suas situações agravadas durante a pandemia.

A distribuição do pescado ocorreu na Escola Estadual São Francisco de Sales, logo após o início da entrega dos cartões do Auxílio Estadual permanente.

“Todo mundo sabe que o peixinho faz parte da nossa culinária, é algo que alimenta o nosso povo. Nós estamos comprando dos pescadores aqui de Barcelos e entregando para aquelas famílias em condição de vulnerabilidade social. Essa é uma ação que a gente tem em Manaus, já fizemos em outros municípios, e está chegando aqui no município de Barcelos também com esse objetivo de garantir a segurança alimentar”, afirmou Wilson Lima.

Além de beneficiar a população, o programa incentiva o consumo de pescado que segue as boas práticas de manejo e controle sanitário, oferecendo aos contemplados um peixe saudável e nutricionalmente completo. A iniciativa é executada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e a distribuição coordenada pelo Sistema Sepror, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

A dona de casa Jéssica Keuly, de 23 anos, foi retirar o seu pescado com o filho de colo, Richard Daniel. Além dele, ela e o esposo ainda têm outros dois filhos. “Estou muito feliz mesmo, é uma ajuda, ainda mais para mim, que estou desempregada, assim como o meu marido. É uma lição de amor ao próximo, gostaria de agradecer ao Wilson Lima por essa ajuda, não só comigo mas com tantas famílias que estão precisando”, agradeceu a dona de casa.

Números

Por meio do programa Peixe no Prato Solidário, o Governo do Amazonas já atendeu aproximadamente 9 mil famílias em Manaus, Rio Preto da Eva, Parintins, Coari, Maués, Codajás, São Gabriel da Cachoeira, Anamã, Novo Aripuanã e, agora, Barcelos.

Por meio da ADS, ainda, com o programa Pescado Solidário, já foram adquiridos, entre maio e novembro deste ano, 221.200 quilos de pescado, que foram doados a 16 municípios: Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Careiro, Codajás, Humaitá, Manacapuru, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Rio Preto da Eva, Tefé, Presidente Figueiredo, Coari, Parintins e Atalaia do Norte, além da capital amazonense.

Sobre o programa

O Peixe no Prato Solidário foi idealizado pelo Governo do Amazonas para atender as famílias em vulnerabilidade social que tiveram suas situações agravadas durante a pandemia. A aquisição do pescado junto aos produtores regionais é realizada pela ADS, com recursos financeiros repassados pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e oferece à população peixes frescos e de qualidade, como o tambaqui roelo, curumim e pirarucu.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.