24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

David desafia Wilson a superá-lo no pagamento do abono salarial a professores da Seduc

Publicado em 06 de dezembro, 2021

Em 2017, quando foi governador, David Almeida destinou quase R$ 236 milhões, pagos em quatro parcelas, aos 31 mil servidores da Seduc. Foto: Divulgação/Osmar Neto/Seminf

O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou um desafio ao governador Wilson Lima: superá-lo e pagar aos professores e pedagogos da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) um abono salarial maior do que ele pagou aos mesmos servidores enquanto foi governador, em 2017.

Naquele ano, o valor se aproximou dos R$ 236 milhões, pagos em quatro parcelas, aos 31 mil servidores. Os profissionais com carga horária de 20 horas receberam aproximadamente R$ 6 mil. Já os de 40h e 60h, respectivamente, R$ 12 mil e R$ 18 mil.

“Até ser governador, não se falava em abono para professores com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Em 2017, paguei o maior abono, diga-se de passagem, muito merecido, a esses servidores. E, durante a campanha para prefeito, disse aos professores do município que não faria menos por eles do que fiz pelos do Estado, promessa que cumpri na última sexta. Agora, desafio o governador Wilson Lima a me superar e pagar aos professores da Seduc um abono major do que paguei quando fui governador”, enfatizou o prefeito de Manaus.

O desafio foi lançado durante entrevista do prefeito de Manaus nesta segunda-feira (6/12), no Jornal do Amazonas – 1ª edição e destacou os avanços que a capital tem alcançado e as melhorias que ainda estão por vir.

Abono histórico

Na última sexta-feira (3), o prefeito David Almeida cumpriu promessa feita durante a eleição de 2020 e anunciou o pagamento do maior abono da história aos profissionais da educação municipal. O investimento superou os R$ 133 milhões, aos 15,5 mil servidores do município.

Cada professor ou pedagogo que atua diretamente na área pedagógica irá receber por 20 horas, R$ 7.247,50; por 40 horas, R$ 14.494,99; por 60 horas, R$ 21.742,49. Já para os servidores que atuam nas áreas administrativas da sede e das unidades educacionais será; por 20 horas, R$ 6.522,75; por 40 horas, R$ 13.045,50; por 60 horas, R$ 19.568,24.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.