Projeto ‘Bike sem Barreiras’ promove inclusão social por meio do exercício físico

O Bike sem Barreiras é um projeto gratuito que disponibiliza bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, e funcionará na faixa liberada da Ponta Negra. Foto: Divulgação

Para promover a inclusão social por meio do exercício físico, o Centro Universitário do Norte (UniNorte) lança o projeto Bike sem Barreiras, na faixa liberada da Ponta Negra, nesta quarta-feira (1º/12), às 17h. Uma iniciativa do Instituto Ser Educacional já presente em outras cidades brasileiras, o Bike sem Barreiras é um projeto gratuito que disponibiliza bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida.

O projeto vai funcionar às quartas-feiras e aos domingos, das 16h às 20h. Serão três bicicletas disponíveis para o público PcD: a handbike, triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos; a bicicleta dupla, para ser pedalada por um monitor e 1 pessoa com deficiência visual; e uma bike handsfree.

Para auxiliar o público a utilizar os veículos, estarão presentes alunos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física do UniNorte, que vão atuar como monitores da ação. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Manaus.

“Esta é uma oportunidade fantástica tanto para a população PcD, que vai fazer uso das bikes, quanto para nossos alunos que vão fazer esse acompanhamento direto com a comunidade. Estamos muito felizes em trazer o projeto para Manaus e executar nosso papel como instituição de ensino, desta vez trabalhando para a promoção da inclusão social”, disse a coordenadora de Responsabilidade Social do UniNorte, Gilmara Teles.

Expansão

Inaugurado em 2016, no Recife, em Pernambuco, o Bike sem Barreiras já atendeu mais de 500 pessoas com deficiência durante os dias de ação. Atualmente, a organização está expandindo a atuação da iniciativa para outras capitais do Brasil, incluindo Manaus.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.