CEO da Moderna diz que vacinas provavelmente são menos eficazes contra a Ômicron

CEO da Moderna diz que vacinas provavelmente são menos eficazes contra a Ômicron

O chefe da farmacêutica Moderna disse que as vacinas contra a Covid-19 provavelmente não são tão eficazes contra a variante Ômicron do coronavírus, gerando novas preocupações nos mercados financeiros sobre a trajetória da pandemia.

“Acho que não há mundo onde a eficácia é no mesmo nível que tivemos com a Delta”, disse o presidente-executivo da Moderna, Stéphane Bancel, ao Financial Times em entrevista.

“Acho que vai ter uma queda. Só não sei quanto, porque precisamos esperar pelos dados. Mas todos os cientistas com quem conversei estão tipo ‘isso não vai ser bom.’”

A resistência à vacina pode levar a mais infecções e hospitalizações e prolongar a pandemia, e os comentários de Bancel desencadearam a venda de ativos nas bolas de valores mundiais, como petróleo e o dólar.

Bancel acrescentou que o alto número de mutações no pico de proteína que o vírus usa para infectar células humanas significa que é provável que a safra atual de vacinas precise ser modificada.

Ele havia dito anteriormente na CNBC que poderia levar meses para começar a distribuir uma vacina que funcionasse contra o Omicron.

O medo da nova variante, apesar da falta de informação sobre sua gravidade, já gerou atrasos em alguns planos de reabertura econômica e a reimposição de algumas restrições de viagens e movimentos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *