Operação Enem 2021: segundo dia de prova no AM registra tranquilidade durante exame

Operação Enem 2021: segundo dia de prova no AM registra tranquilidade durante exame

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou tranquilidade durante as primeiras horas do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio no Amazonas (Enem), realizado neste domingo (28/11). A operação conta com 200 policiais em Manaus e em cidades do interior do estado.

A ação policial foi montada para proporcionar segurança aos residentes e candidatos, além de realizar escoltas em locais de provas, em apoio ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os portões foram abertos às 11h e fechados exatamente ao meio-dia, como previsto.

Desde as 6h, policiais e agentes de trânsito estavam nas ruas, fazendo a escolta dos malotes das provas aos locais de realização do exame e o controle no trânsito, tanto para os candidatos quanto para os condutores que passaram próximos às unidades escolares.

A operação contou com apoio de outros servidores, atuando de forma integrada com as equipes policiais.

Segundo o chefe do Departamento de Planejamento Integrado (DPI), major Álisson Botelho, a Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi) controla o colegiado da Segurança Pública e demais órgãos para a gestão, acompanhamento e a coordenação da Operação Enem 2021 no Amazonas.

“Hoje é o segundo dia de provas do certame, e o objetivo é justamente acompanhar, juntamente com os representantes dos órgãos, todas as etapas previstas para as atividades, desde o início da distribuição dos malotes de provas com as escoltas bem como o policiamento de proximidade junto aos locais de provas e o suporte dos demais órgãos”, explicou.

Representando o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), durante a Operação Enem 2021, o major Cassiano contou que a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), atua em todas as fases da operação. Segundo ele, são cem policiais em Manaus e outros 55 municípios do interior.

Operação

“A polícia atua em todas as fases da operação, desde as escoltas das provas até serem levadas até as unidades do exame. Além disso, atua nesses locais na chegada dos candidatos, durante (a prova), até a saída de todos os candidatos”, explicou.

Segundo dados do Inep, o Amazonas tem mais de 140 locais de provas.

Controle de trânsito – Com o objetivo de realizar o controle de trânsito e proporcionar segurança tanto aos candidatos quanto aos condutores que transitam nesses trechos das vias, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) também montou um efetivo para atuar na Operação Enem 2021 em Manaus, segundo informa o agente Ricardo Leão.

“O nosso serviço é o controle de trânsito em escolas onde há uma demanda maior de candidatos que irão fazer a prova do Enem. Por exemplo, na avenida Constantino Nery, a quantidade de candidatos em uma faculdade é bastante grande, e nosso trabalho é auxiliar, principalmente na travessia dos estudantes e na fluidez do trânsito”, explicou.

Para este segundo dia de prova do Enem em Manaus, o IMMU montou um efetivo com 30 agentes de trânsito, divididos em zonas da capital, em postos fixos, motocicletas e em viaturas com monitoramento em todos os locais de provas.

Efetivo – A operação Enem 2021 é coordenada pela SSP-AM, em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Federal (PF/AM), Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), Inep, Fundação Cesgranrio, Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Correios e Amazonas Energia.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.