Governo inicia entrega do Auxílio Estadual Permanente em Maués para beneficiar mais de 4,7 mil famílias

Maués é o 20º município do interior a receber a ajuda financeira de R$ 150 para pessoas de baixa renda. Foto: Divulgação/Arthur Castro/Secom

Nesta sexta-feira (26/11), o governador Wilson Lima deu início à entrega do cartão Auxílio Estadual Permanente para famílias do município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus). Com a ação levada pelo Governo do Estado, Maués é o 20º município do interior a receber a ajuda financeira de R$ 150 para pessoas de baixa renda. Em todo o estado, mais de 140 mil cartões já foram entregues.

Em Maués, o cartão Auxílio Estadual Permanente vai beneficiar 4.770 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Em todo o estado, 300 mil famílias em situação de vulnerabilidade deverão ser atendidas com o auxílio, sendo 142 mil no interior. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

“Só aqui em Maués são mais de quatro mil cartões para as famílias que estão em situação de pobreza e também de extrema pobreza. É um cartão que quando as pessoas saem daqui já podem ir direto ao mercadinho. E elas têm a liberdade para usar o cartão com as coisas que elas mais necessitam, seja uma cesta básica, gás, medicamentos; e o detalhe é que esse recurso circula aqui, na economia, aqui mesmo em Maués”, afirmou Wilson Lima.

Nesta sexta, o governador também acompanhou o início da entrega do benefício no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), onde a meta é entregar 8.519 cartões para as famílias. A cerimônia contou com a participação da primeira-dama do Estado, Taiana Lima, da secretária de Estado de Assistência Social, Alessandra Campêlo, do prefeito de Maués, Júnior Leite, do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, e dos deputados estaduais Saullo Vianna e Tony Medeiros.

Em todo o Amazonas, mais de 140 mil cartões já foram entregues. Foto: Divulgação/Arthur Castro/Secom

Com os dois municípios, o Governo do Estado já levou a ajuda financeira para 20 cidades do interior: Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Benjamin Constant, Iranduba, Manaquiri, Tabatinga, Tefé, São Paulo de Olivença, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, Careiro da Várzea, Jutaí, Silves, Amaturá, Fonte Boa, Itapiranga, Tonantins, Coari, Parintins e Maués.

CadÚnico

Todas as famílias a serem beneficiadas pelo Auxílio Estadual estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O CadÚnico é o conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, criado para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida das mesmas.

Para saber se está entre os beneficiários, o cidadão precisa acessar o site do Auxílio Estadual (www.auxilioestadual.com.br). No endereço, o usuário também é informado sobre a data e o posto que deve comparecer para pegar o cartão.

Em Maués, a entrega do auxílio acontece na Escola Estadual Donga Michiles, na rua César Peres, bairro Santa Luzia.

Ajuda financeira

A dona de casa Diana Mendes da Silva, 23, agradeceu o apoio dado pelo Governo do Estado, com o cartão sendo entregue para as famílias de Maués. “Para mim tem uma superimportância. Eu não tenho trabalho, sou dona de casa e esse cartão chegou numa hora muito boa para mim. Eu tenho duas filhas e como eu estou desempregada, pra mim já é uma boa ajuda”, disse.

“Fico muito feliz por esse benefício ter chegado nessa época, pois no meio da pandemia todos sofrem com a fome”, enfatizou a agricultora Anderlúcia Tavares dos Santos, 34.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.