21/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Balé Folclórico do Amazonas participa de festival na Colômbia

Publicado em 17 de novembro, 2021

Balé Folclórico do Amazonas participa de festival na Colômbia

O Balé Folclórico do Amazonas (BFA) desembarca nesta quinta-feira (18/11) na Colômbia, onde irá participar do Festival Iberoamericano de Danzas Folclóricas, com os espetáculos “A Dança do Sol” e “Cenas Amazônicas”. A primeira apresentação internacional da companhia vai acontecer na cidade de Ocaña.

Segundo a assistente de direção do BFA, Magda Carvalho, no período de isolamento por conta da pandemia de Covid-19, o grupo ganhou visibilidade por meio de projetos virtuais, o que rendeu o convite oficial para o evento, que acontece até domingo (21/11).

“É uma grande responsabilidade representar o Amazonas em um festival internacional. Estamos muito contentes em ser o Estado fora do país”, afirma a coordenadora.

Enredo – “A Dança do Sol” é inspirado no trabalho do advogado, escritor e professor amazonense Mário Ypiranga Monteiro, conhecido por sua contribuição para o estudo da história do Amazonas. O espetáculo tem 30 minutos de duração.

Já “Cenas Amazônicas”, conforme Magda Carvalho, reúne coreografias do repertório do Balé Folclórico, com montagens que vão desde a criação do balé até o repertório atual, com músicas que valorizam o imaginário amazônico, além das danças folclóricas que enriquecem a cena com suas histórias e representatividade cultural.

“Para o Festival Iberoamericano de Danzas Folclóricas, preparamos duas esquetes do Cenas Amazônicas, de oito e dez minutos, para serem apresentadas em espaços alternativos”, adianta a assistente de direção.

Balé Folclórico do Amazonas – Criado em 2001, o BFA integra os Corpos Artísticos do Estado, com a proposta de resgate das danças tipicamente amazonenses. A companhia é referência em danças folclóricas e traz, nos espetáculos, os elementos das culturas tradicionais da região, como os rituais indígenas e o cotidiano dos ribeirinhos.

O repertório conta com espetáculos como “Beiradão”, “Herança Africana”, “Cenas Amazônicas”, “Encantos da Amazônia”, “Ritos Amazônicos”, “Bem do interior”, “Causos de Cunhã” e “A Dança do Sol”.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.