05/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo atualiza PCCR da Sefaz como primeira medida para realização do concurso público

Publicado em 10 de novembro, 2021

A realização do concurso público está prevista para o primeiro semestre de 2022. Foto: Divulgação/Arquivo/Sefaz

O Governo do Amazonas está atualizando o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Essa é a primeira medida necessária para que o Executivo inicie a elaboração do concurso público que reforçará o quadro de pessoal da Sefaz. O último processo de seleção de servidores para a fazenda pública ocorreu há mais de 15 anos, gerando um déficit considerável de profissionais ao longo desse tempo.

Nesta quarta-feira (10/11), a atualização do PCCR da Secretaria de Fazenda foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O Projeto de Lei nº 438, encaminhado pelo governador Wilson Lima, foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais.

“Antes do início da organização do concurso é necessário que a administração promova as atualizações no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações, de acordo com as demandas detectadas, com vista à realização do concurso e ingresso na carreira (fazendária)”, diz o governador na mensagem que encaminhou o PL para apreciação dos parlamentares.

O Secretário Executivo do Tesouro Estadual da Sefaz, Luiz Otávio da Silva, explica que o projeto aprovado na Assembleia Legislativa viabiliza o concurso público para preenchimento de cargos na Secretaria de Fazenda, disciplinando as regras para a realização do mesmo. “Como o último concurso foi realizado em 2005 e o órgão enfrenta um déficit importante em seu quadro de pessoal efetivo, é urgente a contratação de servidores fazendários, para que haja a continuidade das atividades e projetos voltados à gestão das receitas e despesas do Estado”, afirma.

De acordo com Luiz Otávio, a previsão do concurso já está no Projeto de Lei Orçamentária (PLO) do próximo ano. A expectativa é de que as próximas etapas para a realização do concurso – contratação de banca e lançamento do edital – sejam concluídas ainda este ano, com a previsão de que o certame seja realizado no primeiro semestre de 2022.

Veja mais notícias em Concursos Públicos/Emprego

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.