Homem faz apologia a feminicídio de Eliza Samúdio em festa de Halloween e bar posta foto

Homem faz apologia a feminicídio de Eliza Samúdio em festa de Halloween e bar posta foto

Uma foto tirada nesta terça-feira (31) em Manaus está circulando nas redes sociais de forma polêmica. Na foto, um homem vestido com uma camisa do Clube de Regatas Flamengo e um papel escrito Bruno, nas costas, aparece carregando um saco de lixo com um papel escrito Eliza.

A cena faz alusão a um crime ocorrido em 2010 repercutido nacionalmente pela brutalidade e por um dos acusados ser uma pessoa pública: o caso Eliza Samúdio. A foto foi tirada durante uma festa de Halloween do bar Porão do Alemão, localizado no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus e publicada em uma rede social do bar.

Nas redes sociais vários frequentadores repudiaram a publicação. Na rede social Twitter uma usuária lembrou dados históricos referentes a violência contra mulheres. “Nos dois primeiros meses de 2021 o Amazonas registrou mais de MIL denúncias de violência doméstica (…) VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NÃO É PIADA, e o Porão do Alemão, ao publicar a foto COMPACTUOU com DISCURSO DE ÓDIO CONTRA NÓS”, pontuou.

A deputada estadual Joana D’Arc (PL) também repudiou a cena. “Como mulher me senti tão mal e ofendida ao ver isso…REVOLTANTE…” escreveu a deputada em uma rede social.

O delegado titular da Delegacia da Mulher também fez uma publicação na Internet. “Ei @poraodoalemao tá ligado que fazer apologia ao feminicídio ou feminicida é crime? Que tal dar um pulo lá na Delegacia da Mulher comigo? Estou disposto a dar um curso grátis pra vocês”.

Segundo o advogado criminalista Antônio Mansur, essa conduta é crime e está previsto no código penal. “O artigo 287 do Código Penal diz que fazer apologia de fato criminoso ou de crime pode gerar uma pena de reclusão de três a seis meses, ou multa”, pontuou o advogado.

Posicionamento

Após a repercussão negativa o Porão do Alemão retirou a publicação de sua página e pediu desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas com a postagem. “Não compactuamos com o ocorrido, jamais defenderemos qualquer tipo de violência contra qualquer ser humano”, postou o bar.

Conforme o bar, a postagem foi feita por um estagiário. O estabelecimento é de propriedade do vereador Wiliam Alemão (Solidariedade) que ganhou notoriedade por ser posicionar contra o isolamento social devido à pandemia.

O Portal Marcos Santos entrou em contato com a Polícia Civil para saber se algum procedimento será instaurado, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

Por Hector Muniz

Tags: Feminicídio
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *