15/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Homem faz apologia a feminicídio de Eliza Samúdio em festa de Halloween e bar posta foto

Publicado em 02 de novembro, 2021

Homem faz apologia a feminicídio de Eliza Samúdio em festa de Halloween e bar posta foto

Uma foto tirada nesta terça-feira (31) em Manaus está circulando nas redes sociais de forma polêmica. Na foto, um homem vestido com uma camisa do Clube de Regatas Flamengo e um papel escrito Bruno, nas costas, aparece carregando um saco de lixo com um papel escrito Eliza.

A cena faz alusão a um crime ocorrido em 2010 repercutido nacionalmente pela brutalidade e por um dos acusados ser uma pessoa pública: o caso Eliza Samúdio. A foto foi tirada durante uma festa de Halloween do bar Porão do Alemão, localizado no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus e publicada em uma rede social do bar.

Nas redes sociais vários frequentadores repudiaram a publicação. Na rede social Twitter uma usuária lembrou dados históricos referentes a violência contra mulheres. “Nos dois primeiros meses de 2021 o Amazonas registrou mais de MIL denúncias de violência doméstica (…) VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NÃO É PIADA, e o Porão do Alemão, ao publicar a foto COMPACTUOU com DISCURSO DE ÓDIO CONTRA NÓS”, pontuou.

A deputada estadual Joana D’Arc (PL) também repudiou a cena. “Como mulher me senti tão mal e ofendida ao ver isso…REVOLTANTE…” escreveu a deputada em uma rede social.

O delegado titular da Delegacia da Mulher também fez uma publicação na Internet. “Ei @poraodoalemao tá ligado que fazer apologia ao feminicídio ou feminicida é crime? Que tal dar um pulo lá na Delegacia da Mulher comigo? Estou disposto a dar um curso grátis pra vocês”.

Segundo o advogado criminalista Antônio Mansur, essa conduta é crime e está previsto no código penal. “O artigo 287 do Código Penal diz que fazer apologia de fato criminoso ou de crime pode gerar uma pena de reclusão de três a seis meses, ou multa”, pontuou o advogado.

Posicionamento

Após a repercussão negativa o Porão do Alemão retirou a publicação de sua página e pediu desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas com a postagem. “Não compactuamos com o ocorrido, jamais defenderemos qualquer tipo de violência contra qualquer ser humano”, postou o bar.

Conforme o bar, a postagem foi feita por um estagiário. O estabelecimento é de propriedade do vereador Wiliam Alemão (Solidariedade) que ganhou notoriedade por ser posicionar contra o isolamento social devido à pandemia.

O Portal Marcos Santos entrou em contato com a Polícia Civil para saber se algum procedimento será instaurado, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

Por Hector Muniz

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.