24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Argentina e Brasil avançam em diálogo sobre produção de vacinas de RNA mensageiro

Publicado em 22 de outubro, 2021

Foto: Divulgação

Autoridades de Brasil e Argentina reuniram-se virtualmente nesta quinta-feira (21) para tratar do desenvolvimento e transferência de tecnologia relacionada a vacina mRNA. Os dois países foram selecionados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para abrigarem centros regionais de desenvolvimento e produção de vacinas com a tecnologia RNA Mensageiro (mRNA) na América Latina.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, disse que o governo recebeu com satisfação a notícia da escolha do Brasil pela OPAS para se tornar um dos centros regionais da produção de vacinas. “Queremos reforçar os acordos entre os nossos países e fortalecer a cooperação no campo das pesquisas e desenvolvimento tecnológico não apenas da Covid-19, mas também de outras doenças. Vamos seguir com a parceria, cooperando para que o Brasil tenha autonomia e em breve possa ajudar outros países com o fornecimento de vacinas”, pontuou Cruz.

Além dos assuntos relacionados ao desenvolvimento dos imunizantes, as autoridades dos dois países trocaram informações sobre a estratégia para favorecer o acesso às vacinas. A experiência brasileira com a produção de vacinas em laboratórios públicos também foi compartilhada, por meio da tradição histórica da Fiocruz com a fabricação de imunobiológicos.

Também participaram da reunião a ministra da Saúde da Argentina, Carla Vizzotti, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do país vizinho e representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Enfrentamento à pandemia

Em 21 de setembro, a OPAS anunciou Brasil e Argentina como centros regionais para o desevolvimento de vacinas de mRNA para América Latina e Caribe. A inicitiva visa reduzir a dependência da região de insumos e imunizantes importados.

No Brasil, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fiocruz, será a responsável pelo desenvolvimento e produção das doses. A instituição já conta com uma longa trajetória na fabricação de vacina e tem resultados promissores com a pesquisa do próprio imunizante de mRNA.

A seleção é resultado da manifestação de interesse do Brasil em sediar um dos centros e resultou de convocatória de manifestação de interesse promovida pela OMS em abril de 2021, na qual fabricantes e instituições de pesquisa públicas e privadas foram convidados a contribuir para o estabelecimento de centros de transferência de tecnologia para vacinas de mRNA contra a COVID-19 em economias emergentes.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.