Tromba d’água é filmada no Aleixo e ruas alagam até levando carros no temporal em Manaus. Veja os vídeos

Tromba d'água é filmada no Aleixo

Tromba d’água é filmada no Aleixo (foto) e rua Adalberto Vale, na Betânia, alagou a ponto de prejudicar a circulação de carros (direita)

O temporal da manhã desta quinta-feira (21/10) trouxe um fenômeno raro, a tromba d’água. Moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste, filmaram da formação ao desaparecimento. “Tomara que ela não venha para cá”, disse um deles. Veja o vídeo no fim desta matéria.

A Defesa Civil Municipal foi acionada para a avenida Beira Mar, bairro do Coroado, também na Zona Leste, onde um muro caiu. A rua ficou alagada. Bueiros entupidos impediam a água de descer.

A rua Urucará, bairro Zumbi dos Palmares, ficou completamente alagada.

Imagens impressionantes foram produzidas por populares na rua Adalberto Vale, a principal do bairro da Betânia (Zona Sul). Trinta minutos após o início da chuva a alagação era tão grande que dois carros ficaram debaixo d’água. Os próprios moradores impediram outros veículos de passar na parte alagada da via. Veja o vídeo ao pé da matéria.

No bairro São José 1, outro da Zona Leste, e no Centro outras vias alagaram. Essa alagação é comum na região, apesar de ser a única servida por galerias de esgoto, construídas no apogeu do Período da Borracha, ainda pelos ingleses. Eles administraram o Roadway, porto de Manaus, para exportar o látex.

Na rua Lobo D’Almada, esquina com a Saldanha Marinho, o lixo que estava jogado na via entupiu os bueiros. Outra vez, a circulação da água ficou prejudicada e a alagação se tornou inevitável.

 

Tromba d’água e temporais

Trombas d’água são fenômenos que podem ir de muito simples ao princípio da formação de tornados. Elas são mais comuns na região costeira, no mar. Quando ocorrem na Região Amazônica, como nesta quinta (21/10), elas desaparecem tão rapidamente quanto aparecem.

Os temporais são comuns nesta época do ano, no Amazonas, depois de dias secos. Este ano, o clima está um pouco diferente: a época é de “verão”, quando as chuvas deveriam rarear, mas elas continuam. Com isso, os lagos da região têm mais água que o comum e praias de rios que a esta época, normalmente, estão fora d’água e recebendo banhistas, ainda estão submersas.

VEJA OS VÍDEOS:

A tromba d’água:

Rua Adalberto Vale, Betânia

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *