Projeto do HPS Platão Araújo para desospitalização com assistência domiciliar deve ser adotado por outros hospitais

O Platão Araújo, em agosto deste ano, foi o primeiro hospital a aplicar o protocolo de Internação Domiciliar e Terapia Antimicrobiana Parental. Foto: Divulgação

A experiência exitosa que vem ajudando a reduzir a ocupação de leitos no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, localizado na zona Leste de Manaus, pode ser ampliada para outros hospitais da rede estadual. O projeto, que adota protocolos de desospitalização com assistência domiciliar supervisionada, foi apresentado nesta quinta-feira (21/10) para diretores e técnicos de unidades de saúde vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O HPS Platão Araújo, em agosto deste ano, foi o primeiro hospital a aplicar o Outpatient Parenteral Antimicrobial (OPAT) – Internação Domiciliar e Terapia Antimicrobiana Parental –, um protocolo internacional que busca solução para pacientes em acompanhamento clínico.

O programa consiste em manter o paciente internado, porém, na comodidade do seu lar, indo à unidade de saúde para avaliações médicas e medicação ministrada pelos profissionais do hospital. Esse procedimento é adotado apenas em casos que necessitam de acompanhamento médico, mas dispensam internação convencional.

O projeto que adota protocolos de desospitalização foi apresentado para diretores e técnicos de unidades de saúde vinculadas à SES-AM. Foto: Divulgação/Geraldo Farias/SES-AM

A secretária executiva de Assistência à Capital, da SES-AM, Mônica Melo, afirmou que a ideia foi uma alternativa que teve resultado positivo e que deve ser adotada por outras unidades para evitar superlotação, tendo pacientes que podem ser acompanhados de casa.

“Essa foi uma inovação que deu certo. Imagina hoje se o Platão Araújo, com a taxa de ocupação que tem, se eles ainda tivessem mais 50 pacientes aqui dentro? Teríamos uma superlotação. Então, hoje, a unidade tem uma média de 50 pacientes sendo atendidos por uma equipe multidisciplinar nesse atendimento à distância e que se precisar também se desloca até a casa do paciente”, comenta Mônica Melo.

Técnicos da SES-AM, a área de urgência e emergência, junto com a assistência especializada e diretores das unidades de média e alta complexidade, participaram da reunião de exposição dos resultados deste protocolo de desospitalização e a partir de agora vão trabalhar para que seja adotado em demais unidades da rede e posteriormente para a atenção básica.

Pacientes falaram da experiência com o atendimento recebido com o protocolo de desospitalização. Foto: Divulgação/Geraldo Farias/SES-AM

Durante a apresentação, pacientes falaram da experiência com o atendimento recebido com este protocolo de desospitalização, através de depoimentos em vídeos e por mensagens.

“Essa experiência é um modelo totalmente inovador. Começou com o Platão e hoje esse evento aqui com diretores de outras unidades e gestores da SES, tem por finalidade discutir e matriciar para as demais unidades da rede.”, disse a diretora do HPS Platão Araújo, Aída Cristina Tapajós.

Assistência

Em 60 dias de aplicação deste protocolo de desospitalização, o HPS Platão Araújo atendeu 165 pacientes, 140 com perfil cirúrgico e 25 com quadro clínico. Destes, 120 já receberam alta, percentual de 72,7%.

Além da redução da taxa de ocupação hospitalar, existem benefícios para a rotatividade de leitos e economia com diárias e alimentação.

A economia, em 60 dias, chegou a ser de R$ 338,5 mil, com projeção de chegar a mais de R$ 2 milhões em um ano. Os pacientes acolhidos com base neste protocolo demonstraram satisfação de 100% com o atendimento inicial recebido e de 97,1% no acompanhamento domiciliar. Ainda existe uma média de satisfação de 70% a 80% na realização de exames, uso de medicamentos e aguardo por cirurgia.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.