Parceria: AM e Ufam investem no mapeamento da pecuária e fertilidade de solos no estado

Serão seis municípios beneficiados, por meio de dois convênios firmados. Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) assinaram, na terça-feira (05/10), dois termos de convênio para a realização do Mapeamento da Pecuária no sul do Amazonas e o Mapeamento da Fertilidade do Solo na Região Metropolitana de Manaus. Os termos estabelecem a cooperação entre a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do (Ifam/Faepi) e a Ufam.

O secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, ressalta que a aproximação entre Governo e Universidade é fundamental para o avanço em pesquisas voltadas a agricultura e pecuária no estado.

“São mais de meio milhão de reais que serão investidos nos mapeamentos junto com a Ufam, que detém muitas pesquisas. Precisamos levar todo esse conhecimento lá para a ponta, para o agricultor e pecuarista. Como fruto desses diagnósticos, definiremos políticas públicas para termos uma pecuária mais sustentável”, disse Petrucio.

O projeto parte da importância de se diversificar a economia gerada no estado do Amazonas, focando mais no primeiro setor.

“O processo foi gestado pela Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam, sendo projetos estratégicos no Amazonas. A Universidade coloca à disposição seus professores, doutores da mais alta qualificação profissional, e imaginamos uma melhora significativa de práticas do setor primário do estado”, declarou Sylvio Puga, reitor da Ufam.

Análise de solo

Com o valor de investimento de mais de R$ 230 mil, o projeto prevê a análise de cerca de mil solos, beneficiando 250 produtores dos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo.

Mapeamento da pecuária

Com investimento de aproximadamente R$ 270 mil, serão mapeadas cerca de 20 propriedades de diferentes pecuaristas, que variam de 100 a 300 cabeças de gado, dos municípios de Apuí, Boca do Acre, Humaitá e Manicoré.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.