16/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Lançada Plataforma Brasil Aberto que permite acompanhar programas do Banco Mundial no Brasil

Publicado em 05 de outubro, 2021

A plataforma lançada pelo Ministério da Economia e o Banco Mundial será uma importante fonte de consulta para gestores, pesquisadores e estudantes.

Com o nome Brasil Aberto foi lançada, nesta segunda-feira (4), pelo Ministério da Economia e pelo Banco Mundial, uma plataforma para que cidadãos e gestores públicos monitorem os programas da organização multilateral no Brasil.

A ferramenta tem as informações sobre todos os estudos e operações do Banco Mundial no Brasil, contextualizando as atividades e levando em conta os desafios particulares do país. É possível acessar informações sobre a estratégia atual para o Brasil, chamada de Estratégia de Parceria com o país, compreendendo os anos fiscais 2018-2023. Com a plataforma, o Banco Mundial busca dar transparência a suas ações no Brasil e também permitir a interação da sociedade.

O secretário de assuntos econômicos internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes, participou do lançamento e afirmou que, por meio dela, o Banco Mundial se torna mais próximo do Brasil.

“Acredito que dois fatores facilitaram e impulsionaram o lançamento dessa plataforma. Primeiro, o fato do setor público no Brasil ter instituições sólidas com uma crescente promoção de mecanismos de transparência e dados abertos aos cidadãos. O governo brasileiro dispõe também de instrumentos e ferramentas semelhantes ao que o Banco Mundial está lançando”, disse Erivaldo Gomes.

“E segundo, o grupo Banco Mundial atende a um pedido do atual governo para estar mais próximo do país estabelecendo uma ferramenta interativa para facilitar a execução de suas atividades no país”, acrescentou o secretário.

De acordo com ele, a plataforma será uma importante fonte de consulta para gestores, pesquisadores e estudantes interessados na produção de conhecimento e estudos setoriais elaborados pelo Banco Mundial.

O secretário Erivaldo Gomes citou dados sobre os investimentos do organismo multilateral no Brasil que, segundo ele, desenvolveu mais de 500 projetos no Brasil nos últimos 50 anos. “Em 2020, o Banco aprovou para o Brasil mais de 4 bilhões de dólares em novos financiamentos.

Desse total, cerca de 1,3 bilhões foram destinados para o segmento público e 9 bilhões de dólares para o apoio ao setor privado”, afirmou.

Avanços do Governo Digital no Brasil

O Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º país com a mais alta maturidade em Governo Digital no mundo. O resultado foi medido no GovTech Maturity Index 2020, um ranking que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias pelo mundo.

O país superou a média dos chamados ‘líderes em GovTech’ em todos os itens avaliados. Antes do Brasil estão apenas a Coreia do Sul, a Estônia, a França, a Dinamarca, a Áustria e o Reino Unido.

A boa posição do Brasil é, em grande parte, resultado do trabalho desenvolvido com a plataforma gov.br, que hoje já dispõe de mais de 115 milhões de usuários, correspondendo a metade da população brasileira. O gov.br permite o acesso único a milhares de serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo.

Link para a Plataforma Brasil Aberto

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.