27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Wilson Lima e ministro da Infraestrutura conversam sobre processo de licenciamento ambiental da BR-319

Publicado em 29 de setembro, 2021

Governador e ministro se encontraram durante a inauguração de uma usina termoelétrica em Boa Vista (RR). Foto: Divulgação/Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, conversaram sobre os avanços no processo de licenciamento da pavimentação do trecho do meio da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO). As audiências públicas, parte desse processo, ocorrem até o dia 1° de outubro. Governador e ministro se encontraram durante a inauguração de uma usina termoelétrica em Boa Vista (RR), empreendimento que usa o gás natural produzido no Amazonas, no município de Silves.

No discurso, Tarcísio de Freitas destacou a relevância da rodovia para interligar os estados da região Norte. “Estamos nessa semana fazendo eventos muito importantes. Nós estamos fazendo as audiências públicas para a pavimentação da BR-319 que liga Manaus a Porto Velho e estamos caminhando a passos largos para o licenciamento ambiental”, frisou.

Parte do processo para obter o licenciamento, as audiências públicas são o momento em que a população interessada tem a oportunidade de conhecer o empreendimento e apresentar as dúvidas e opiniões sobre o projeto. Os encontros começaram na última segunda-feira (27) e seguem até esta sexta-feira (1/10). São quatro audiências públicas presenciais e outras quatro virtuais.

Nesta quarta-feira (29), ocorre a audiência presencial no município de Manicoré e a virtual na cidade de Tapauá, no interior do Amazonas. Na sexta-feira haverá a reunião virtual do município de Canutama e a presencial na cidade de Humaitá. No estado, Manaus, Borba, Beruri e Carreiro já receberam as audiências.

“O Estado do Amazonas tem se colocado à disposição através da nossa Secretaria de Infraestrutura, através do Ipaam [Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas] com as licenças para algumas operações ali no entorno da rodovia. E estamos também dando apoio nas audiências públicas, que estão sendo realizadas e que são condicionantes para a efetiva emissão dessa licença”, disse o governador.

Calendário de audiências públicas a serem realizadas

As audiências virtuais são transmitidas nas unidades da rede estadual de educação por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

29/09 – 17h

Manicoré (presencial) – Escola Estadual Pedro Aguirre, Praça Ruy Araújo

Tapauá (virtual) – Escola Estadual Professora Marizita, avenida Presidente Castelo Branco

1/10 – 17h

Canutama (virtual) – Escola Estadual Frei Isidoro Irigoyen Unanua, Rua Lucas de Amorim, São Francisco

Humaitá (presencial) – Escola Estadual Álvaro Maia, rua S, Novo Centenário

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.