Com fortes tradições culturais, uma culinária aclamada no mundo todo e um idioma considerado um dos mais antigos da Europa, o País Basco compreende as comunidades autônomas do País Basco e Navarra, na Espanha, e Iparralde, na França.
O território ocupa uma área de 20 mil quilômetros quadrados entre os dois países, sendo que 90% ficam na Espanha. A região basca é cortada pela cadeia de montanhas de Pireneus e banhada pelo Golfo de Biscaia. É conhecida pelas belas praias, muito procuradas pelos europeus.
Apesar do nome, não é um país independente. Mas seu povo, com uma história de mais de 4 mil anos, tem um forte nacionalismo e orgulho das suas tradições e da língua euskara, que apesar de ser uma das mais antigas não deriva do latim. O movimento nacionalista surgiu nos fins do século XIX e se radicalizou em 1959, em plena ditadura de Francisco Franco, quando foi criado o grupo separatista ETA, por muitos governos mundiais considerado uma organização terrorista.

Capital do País Basco, Bilbao tem como maior atração o Museu Guggenheim. Na foto, Puppy, uma escultura de arbusto em formato de cachorro criada pelo escultor Jeff Koons. Fotos: Amazonas e Mais
País Basco
Homônima, a comunidade autônoma do País Basco não deve ser confundida com toda a região ao norte da Espanha. As cidades mais importantes dessa comunidade são Bilbao, capital da província de Biscaia; San Sebastian, capital de Guipúscoa; e Vitória Gasteiz, capital de Álava.
Navarra
Pamplona
É a capital da província de Navarra e sua cidade mais conhecida. Faz parte dos Caminhos de Santiago de Compostela, mas sua fama deve-se à tradicional Festa de São Firmino, que acontece em julho, quando é realizada a corrida de touros por ruas da cidade.
País Basco Francês (Iparralde)
Mesmo ocupando território francês, Iparralde (que significa parte norte em língua basca) mantém os traços históricos e culturais do norte da Espanha. As cidades mais conhecidas dessa região são Biarritz e Bayonne.
Veja a matéria completa no portal de turismo Amazonas e Mais:
Roteiro pelo País Basco: história, monumentos e belas praias
Deixe um comentário