28t de pescado ilegal apreendido em operações policiais foram doadas a entidades

28t de pescado ilegal apreendido em operações policiais foram doadas a entidades

Mais de 28 toneladas de pescado apreendidas, de janeiro até agosto deste ano, em ações do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) foram doados para entidades socioassistenciais de Manaus. No período, 50 entidades filantrópicas foram beneficiadas.

Até agosto, a Dema instaurou 12 inquéritos policiais para apurar a prática de pesca ilegal. O delegado titular da Dema, Herbert Lopes, explica como funciona a doação da carga apreendida.

“Após a apreensão, é feito um procedimento criminal no qual realizamos a vistoria para que a carga apreendida fique apta para a doação. Existe uma lista de beneficiados, que são cadastrados e homologados na Vara do Meio Ambiente. Quando é de grande proporção, ela é destinada para o Mesa Brasil, que faz essa redistribuição para aquelas instituições que trabalham com assistência social”, disse.

O delegado ressaltou a importância em repassar os alimentos para as entidades cadastradas. “Você ajuda na destinação para aquela carga ilegal após todos os procedimentos obrigatórios. É algo digno, na questão social, poder ajudar essas pessoas com alimentos”, salientou.

Instituições

A coordenadora do projeto social Mulheres Guerreiras, Marina Trajano, disse que a doação de pescado é recebida com muita alegria por toda a equipe.

“É muito importante quando a delegacia do Meio Ambiente repassa esses alimentos para nós. Alguns deles (atendidos pela ação) não têm o que colocar na mesa, e quando recebem esse peixe é uma alegria imensa. E nós estamos ajudando as famílias que realmente precisam”, explicou.

Cadastro – As entidades que desejem receber as doações desses alimentos devem comparecer à sede da Dema, nas dependências do 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na rua Paul Adam, Conjunto Shangrilá III,  bairro Parque Dez. O contato da unidade policial é o (92) 99962-2340.

Os documentos necessários para entidades aderirem ao benefício são um requerimento solicitando a doação, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço e nome de um responsável.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *