
Anjo da Anunciação do Templo Mórmon encima o templo da avenida Coronel Teixeira, em local privilegiado da Ponta Negra, de costas para o rio Negro. Foto: Marcos Santos

Momento da retirada do anjo
O Anjo Moroni, conhecido como “Anjo da Anunciação”, deixou de coroar o templo mórmon, localizado na estrada da Ponta Negra. Instalado no dia 6 de outubro de 2011, o anjo sofreu oxidação e desgaste na tinta dourada. Quinta-feira (16/09), o anjo foi retirado pela empresa paulista Falecom Visualpoint e entregue ao restaurador conhecido por Nefi, em Manaus. A recolocação está marcada para o dia 27 deste mês.
A ausência do anjo foi notada por leitores do portal, como o artista plástico Rui Machado. “Passei em frente ao templo e não vi o anjo. Ficou estranho”, disse o artista, com seu olhar acurado.
Ocupando o topo da torre do templo, que é o maior da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Norte brasileiro, Moroni parece pequeno. Mas tem 4,20 metros de altura e pesa 358 quilos, conforme o administrador do templo, Kennedy Canuto. A dedicação do local de adoração ocorreu no dia 10 de junho de 2012, pelo presidente da congregação Dieter F. Uchtdorf, segundo conselheiro na Primeira Presidência. É o 138º dos mórmons no mundo. A congregação também é conhecida como Igreja Strangita.
Significado
A estátua de Moroni não é uma figura de culto ou adoração, mas sinal de respeito por seu papel na restauração do evangelho de Cristo. Moroni era uma pessoa real, antigo profeta do Livro de Mórmon. Foi ele quem teria revelado a localização das placas de ouro para o jovem Joseph Smith, em 1823. Foi a partir daí que o livro sagrado das escrituras foi traduzido na versão mórmom. Com uma trombeta entre seus lábios e sua mão direita, a estátua de Moroni simboliza a restauração e a pregação do evangelho para o mundo.
Os Santos dos Últimos Dias acreditam que Joseph Smith restaurou a igreja original, estabelecida por Jesus Cristo antigamente. Em 1820, Smith teve uma visão onde viu Deus, O Pai, e O Filho Jesus Cristo. “Foi essa experiência que levou Smith para iniciar a restauração da igreja primitiva de Cristo, sob o comando do próprio Salvador”, diz a crença da igreja.
A maioria das estátuas do Anjo Moroni é padronizada após e conforme a do Templo de Salt Lake City, que foi concluído em 1893. Escultor da estátua, Cyrus E. Dallin, que não era membro da religião, escreveu que o trabalho no projeto “trouxe-me mais perto de Deus do que qualquer coisa que já fiz. Pareceu-me que eu vim saber o que significa comungar com os anjos do céu.”
Deixe um comentário