Prevenção ao suicídio: Parintins inicia a campanha Setembro Amarelo

O trabalho que será realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial de Parintins busca chamar atenção para a depressão, ansiedade, entre outras doenças psicológicas que podem culminar em tragédias. Foto: Divulgação/Márcio Costa

Parintins, uma das cidades com maior estrutura de saúde mental do Amazonas, iniciou nesta quarta-feira (1º) a campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção ao suicídio. O trabalho que será realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) busca chamar atenção para a depressão, ansiedade, entre outras doenças psicológicas que podem culminar em tragédias.

O CAPS conta com psiquiatra, psicólogos pedagogos, assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos, enfermeiros e outros profissionais capacitados para o atendimento diário. Famílias dos usuários também recebem a atenção da equipe.

Edgar Souza, servidor público que perdeu a filha Larissa, contou a sua experiência e reafirmou a importância da busca pelo tratamento que o CAPS disponibiliza. “Todos nós precisamos. Procure os profissionais. Eles estão aqui para nos ajudar. E outra coisa: valorize a vida. Eu tive uma perda muito grande. Não só eu como toda minha família. Eu tenho certeza que minha filha deixou um legado de amor, altruísmo, de simpatia e de muita alegria. Mas ela tinha depressão e ansiedade. Ela lutou até onde pôde”, destacou.

CAPS Álcool e Drogas

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, falou mais uma vez da atenção que sua gestão disponibiliza para a saúde mental. Ele lembrou que há 15 anos, ainda na sua primeira gestão, implantou o primeiro CAPS do Amazonas e, em breve, o município ganhará o CAPS Álcool e Drogas.

“Temos profissionais habilitados para cuidar dos nossos pacientes e avançar nesse trabalho que envolve educação, saúde, social, as famílias. Vamos replicar esse trabalho aqui do CAPS. Exemplo disso é que nós já estamos preparando para inaugurar o Caps AD para dependentes químicos”, explicou.

Foto: Divulgação/Márcio Costa

Pandemia

Diretora do CAPS Parintins, Doricy Ribeiro lembrou que só durante a pandemia, a instituição promoveu mais de 24 mil atendimentos. A primeira-dama Mayra Dias reafirmou que a campanha Setembro Amarelo intensifica um trabalho realizado durante todo o ano por profissionais competentes. “Importante informar os nossos amigos, família, vizinhos para que possamos ajudar. É um trabalho importantíssimo, pois o CAPS ajuda a salvar vidas”, destacou.

O psiquiatra Alessandro Gonzaga afirmou que o Centro de Atenção Psicossocial de Parintins está preparado para atender a todos. “Estamos em condições de trabalhar. Temos remédios, ótimos profissionais, vários psicólogos. Estamos abertos para abraçar essa causa. Nós agradecemos a oportunidade de neste mês falar ainda mais sobre esse tema. A gente precisa falar abertamente para incentivar as pessoas a detectar os potenciais suicidas que estão dentro das próprias”, reiterou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *