Prevenção ao suicídio: Parintins inicia a campanha Setembro Amarelo

O trabalho que será realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial de Parintins busca chamar atenção para a depressão, ansiedade, entre outras doenças psicológicas que podem culminar em tragédias. Foto: Divulgação/Márcio Costa

Parintins, uma das cidades com maior estrutura de saúde mental do Amazonas, iniciou nesta quarta-feira (1º) a campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção ao suicídio. O trabalho que será realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) busca chamar atenção para a depressão, ansiedade, entre outras doenças psicológicas que podem culminar em tragédias.

O CAPS conta com psiquiatra, psicólogos pedagogos, assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos, enfermeiros e outros profissionais capacitados para o atendimento diário. Famílias dos usuários também recebem a atenção da equipe.

Edgar Souza, servidor público que perdeu a filha Larissa, contou a sua experiência e reafirmou a importância da busca pelo tratamento que o CAPS disponibiliza. “Todos nós precisamos. Procure os profissionais. Eles estão aqui para nos ajudar. E outra coisa: valorize a vida. Eu tive uma perda muito grande. Não só eu como toda minha família. Eu tenho certeza que minha filha deixou um legado de amor, altruísmo, de simpatia e de muita alegria. Mas ela tinha depressão e ansiedade. Ela lutou até onde pôde”, destacou.

CAPS Álcool e Drogas

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, falou mais uma vez da atenção que sua gestão disponibiliza para a saúde mental. Ele lembrou que há 15 anos, ainda na sua primeira gestão, implantou o primeiro CAPS do Amazonas e, em breve, o município ganhará o CAPS Álcool e Drogas.

“Temos profissionais habilitados para cuidar dos nossos pacientes e avançar nesse trabalho que envolve educação, saúde, social, as famílias. Vamos replicar esse trabalho aqui do CAPS. Exemplo disso é que nós já estamos preparando para inaugurar o Caps AD para dependentes químicos”, explicou.

Foto: Divulgação/Márcio Costa

Pandemia

Diretora do CAPS Parintins, Doricy Ribeiro lembrou que só durante a pandemia, a instituição promoveu mais de 24 mil atendimentos. A primeira-dama Mayra Dias reafirmou que a campanha Setembro Amarelo intensifica um trabalho realizado durante todo o ano por profissionais competentes. “Importante informar os nossos amigos, família, vizinhos para que possamos ajudar. É um trabalho importantíssimo, pois o CAPS ajuda a salvar vidas”, destacou.

O psiquiatra Alessandro Gonzaga afirmou que o Centro de Atenção Psicossocial de Parintins está preparado para atender a todos. “Estamos em condições de trabalhar. Temos remédios, ótimos profissionais, vários psicólogos. Estamos abertos para abraçar essa causa. Nós agradecemos a oportunidade de neste mês falar ainda mais sobre esse tema. A gente precisa falar abertamente para incentivar as pessoas a detectar os potenciais suicidas que estão dentro das próprias”, reiterou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.