Parintins chega a 100 mil doses de vacina aplicadas contra Covid-19 nesta segunda-feira (30)

Silvio Simas foi o parintinense que tomou a dose de vacina número 100 mil contra a Covid-19. Foto: Divulgação/Márcio Costa

O adolescente Silvio Simas, 13, foi o parintinense que tomou a dose de vacina número 100 mil contra a Covid-19 nesta segunda feira (30). Silvio esteve acompanhada de sua mãe, Diana Simas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Darlinda Ribeiro, no município distante 369 km de Manaus.

Parintins alcançou no último sábado (28) um total de 99.710 doses aplicadas – 64.302 primeiras doses, o que equivale a 93% da população (a média do Amazonas é de 53,4% e nacional de 60,53%). Em relação à segunda dose ou dose única, Parintins chegou a 35.408 pessoas imunizadas, ou seja 51,2% da população vacinável. A média estadual é de 22,05% e nacional de 28,3%, segundo o Consórcio de Imprensa.

Silvio Simas afirmou estar feliz com a oportunidade em tomar a vacina contra a Covid-19. “Gostei e já estou esperando a segunda dose”, disse. Sua mãe, a dona de casa Diana Simas, agradeceu a oportunidade de ter mais um membro de sua família, vacinado. “Inexplicável. Muito feliz mesmo por esta oportunidade que muitos não tiveram”, falou, emocionada.

O adolescente de 13 anos disse que já está esperando para tomar a segunda dose da vacina. Foto: Divulgação/Márcio Costa

Sem internação pela Covid-19

Segundo o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, esta segunda-feira (30) é uma data histórica. Ele disse que o reflexo da vacinação no município é claro quando não se tem nenhum paciente internado no Hospital Jofre Cohen com a doença.

“É uma satisfação muito grande. Um trabalho da administração do prefeito Bi Garcia para garantir a todos a possibilidade da vacina como neste garoto de 13 anos, onde a gente via no rosto de sua mãe a felicidade, é gratificante”, ressaltou.

Jovens de 12 anos

Elaine Pires, da Vigilância em Saúde, lembrou que nesta terça-feira (31) Parintins irá vacinar os adolescentes de 12 anos de idade, finalizando toda da população vacinável com a primeira dose.

“Fazemos o chamamento também em relação às segundas doses. Para AstraZeneca, estamos colocando à disposição hoje para 29 anos e na terça, 28 anos. Tão logo recebamos mais doses, iremos disponibilizar das outras faixas”, finalizou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *