11/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Força-tarefa de combate à hanseníase inicia atividades em Lábrea

Publicado em 24 de agosto, 2021

A força-tarefa faz parte do projeto Ação para Eliminação da Hanseníase (Apeli). Foto: Divulgação/Julcemar Alves

Coordenada pela Fundação Alfredo da Matta (Fuam), a força-tarefa do projeto Ação para Eliminação da Hanseníase (Apeli) iniciou as atividades no município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), nesta segunda-feira (23). Serão três semanas de atuação na localidade, na segunda força-tarefa executada pela Fuam no segundo semestre deste ano.

Localizado na calha do Rio Purus, o município de Lábrea recebe cerca de 30 profissionais da Fuam para intensificação das ações de combate à hanseníase, dando prosseguimento ao projeto Apeli, que tem como objetivo reduzir a carga da doença no Amazonas.

Capacitação

A força-tarefa Apeli teve início com a capacitação em hanseníase para profissionais de saúde de Lábrea. A atividade faz parte do conjunto de ações do projeto, proporcionando aos profissionais de saúde local ferramentas para dar continuidade ao monitoramento da hanseníase, mesmo com a saída dos profissionais da Fuam.

Com o término da força-tarefa, o município assume as atividades previstas, cabendo à Fuam a supervisão das ações.

Busca ativa de casos

A partir desta terça-feira (24), a programação inclui busca ativa de casos suspeitos de hanseníase na rede municipal de ensino e em comunidades rurais, inclusive comunidades indígenas. Comunicantes de pacientes de hanseníase também receberão visita de técnicos para exames de pele, já que o monitoramento dos contatos é uma estratégia de vigilância para a doença.

Foto: Divulgação/Julcemar Alves

Todas as localidades nas quais foram identificados casos de hanseníase nos últimos cinco anos receberão a visita dos técnicos, atividade realizada em conjunto com profissionais de saúde do município. A ação conjunta das equipes, em campo, é também um complemento aos conhecimentos compartilhados durante as capacitações, já que podem ser vistos na prática.

Além de Lábrea, mais dois municípios estão previstos para receber o Projeto Apeli ainda neste ano: Novo Aripuanã (em outubro) e São Gabriel da Cachoeira (em novembro).

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.