
A exposição “Midas – a arte de metamorfosear”, do artista Sorin Sena e equipe Kuarup, será inaugurada nesta sexta-feira (13), às 18h, no Mercado Municipal Leopoldo Neves, em Parintins. Foto: Divulgação
Em tempos onde desperdícios não são aceitos, artistas recuperam sucata comumente descartável e transformam em arte. Essa é a tônica da exposição “Midas – a arte de metamorfosear”, do artista Sorin Sena e equipe Kuarup, que será inaugurada nesta sexta-feira (13), às 18h, no Mercado Municipal Leopoldo Neves, em Parintins. Com direção artística de Irian Butel, o projeto da exposição foi aprovado em terceiro lugar, na lei Aldir Blanc, nível municipal.
A exposição apresenta mais de 60 obras moldadas a partir de peças originais da engenharia mecânica, que ganham outro sentido. Simples arruelas tornam-se olhos e mãos. O rabo do escorpião surge de porcas. Corrente de motocicleta vira corpo de lagarto. Tela metálica veste o soldador e, de engrenagens e amortecedores, ao estilo do filme ‘Transformers”, surge o Louva-a-Deus.

A exposição apresenta mais de 60 obras moldadas a partir de peças originais da engenharia mecânica. Foto: Divulgação
Em 2020, com a pandemia da Covid-19 paralisando o segmento de produção cultural, os artistas tiveram que se reinventar para sobreviver. Sorin Sena, então, utilizou os conhecimentos adquiridos nos galpões e os aplicou na confecção de miniaturas de ferro.
“A pandemia fez nascer em mim a necessidade de me reinventar. Isso ficou mais forte ainda porque os eventos em que trabalho estão parados”, disse.

O artista Sorin Sena. Foto: Divulgação
Sorin Sena, que é artista de alegoria do Boi Garantido, enfatiza que o projeto é uma alternativa à redução dos resíduos de lixo produzidos tanto nos galpões dos bois, quanto nas oficinas de motos e carros, que podem ser uma alternativa de rendas aos artistas.
“O projeto também contribui com o meio ambiente fazendo com que esse ‘lixo’, já transformado em arte, não seja jogado na natureza”, avalia, completando que pode ser uma alternativa para os artistas de Parintins. Utilizando técnica ímpar, os artistas de “Midas – a arte de metamorfosear” fazem o inverso da escultura tradicional, que é esculpir em pedras ou entalhar em madeira.
Para a ideia tomar forma, Sorin contou com o auxílio dos soldadores artísticos D’andrad Mds Lavaréda, Darlisson’h MEC, Kiulem Silva e Bigu Cardoso.

Foto: Divulgação
Sorin Sena compõe a cena artística de Parintins há 26 anos. Entre dificuldades e desafios, o artista se firmou como um dos grandes nomes do Festival Folclórico de Parintins, bem como no Carnaval do eixo Rio-São Paulo. Assim como vários outros artistas, ele iniciou o estudos com o Irmão Miguel de Pascalle, missionário da Pontifícia Instituição das Missões Estrangeiras (Pime), braço da Igreja Católica. Dono de uma escolinha que ensinava crianças de Parintins a desenhar, pintar e esculpir, Irmão Miguel dedicou sua vida ao oficio de pintar e restaurar imagens sacras.
Em 2005, Sorin Sena passou a fazer parte do quadro de artistas do Boi Garantido. O encanto pelas estruturas de ferro tornou-se paixão e, posteriormente, profissão. Dez anos depois, assinou o primeiro contrato como artista de alegorias do Boi Garantido.

Foto: Divulgação