Maternidade Nazira Daou realiza ensaio fotográfico de recém-nascidos com tema Olimpíadas

Maternidade Nazira Daou realiza ensaio fotográfico de recém-nascidos com tema Olimpíadas. Fotos: Divulgação

“Os bebês lutam pela vida. Foi uma forma de mostrar que eles são vencedores e são campeões também”, afirmou a fotógrafa e enfermeira da Maternidade Nazira Daou, Dyheniver Gomes, responsável pelo ensaio fotográfico com o tema Olimpíadas preparado pela unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para celebrar a vitória dos bebês recém-nascidos internados na unidade.

“A ideia surgiu diante da situação que a gente está vivendo, que são as Olimpíadas. Os bebezinhos lutam pela vida. Diante desse avanço que eles vêm tendo, desse progresso que eles lutam pela vida, é uma forma de mostrar que eles são vencedores e que são campeões também. Nós procuramos os adereços, bolinhas, figuras esportivas, e tudo que representa as Olimpíadas”, contou a enfermeira.

Maternidade

Uma das recém-nascidas a participar da sessão de fotos foi a pequena Isadora. Mayra Gomes, mãe da criança, revelou que a iniciativa fortaleceu o vínculo com a filha e até imaginou a futura escolha da menina pelo esporte olímpico.

“O vínculo da mãe e o bebê é uma coisa que você já tem desde que vêm do ventre, é vínculo que não vai mudar. Amei a iniciativa, achei lindo. É um incentivo, futuramente, quem sabe, ela não vira uma bailarina ou uma ginasta. Além disso, aumentou a nossa autoestima, porque quando vemos a criança desse jeito, ficamos preocupadas se ela irá vencer e o que vai acontecer com ela”, disse a mãe de Isadora.

Ensaio

A iniciativa surgiu a partir da diretora da maternidade, Adriana Duarte, com o objetivo de proporcionar aconchego e um ambiente mais alegre para os recém-nascidos internados na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca) e Unidade de Cuidado Intermediário (UCI).

“Para a família é um acalento muito grande, e ‘é só amor’, como a gente costuma dizer, porque é uma forma deles terem um pouco da criança em casa, pois os pacientes podem ficar internados sem a companhia do pai e da mãe. Então, é uma forma deles terem essa presença em casa, mesmo que não fisicamente”, contou a gestora.

A primeira edição do ensaio foi realizada no ano passado com o tema natalino. As fotografias são entregues à família quando os recém-nascidos recebem alta e, com a autorização dos responsáveis, são publicadas nas redes sociais da maternidade.

“Por sorte, nós temos uma enfermeira aqui na maternidade que nas horas vagas gosta de fotografar, tem uma câmera profissional e tem todo um olhar diferenciado para isso. São fotos emocionantes e mostram todo o amor que a equipe de assistência presta para essas crianças”, ressaltou a diretora.

Produção de fotos

A produção e captura das fotos são realizadas por Dyheniver Gomes, que produz, juntamente com a equipe da maternidade, os cenários para os bebês e adquire os adereços, higienizados a cada sessão, utilizados no ensaio.

“Diante de cada situação, as ideias vão surgindo dentro da equipe e vamos elaborando o cenário, conversando com a mãe e explicando o que a gente quer fazer. É uma satisfação enorme e uma honra estar participando desse momento de ofertar o ensaio para elas”, contou a enfermeira e coordenadora do Ponto de Coleta de Leite Humano (PCLH) da maternidade.

A fotógrafa amadora relatou que é notável a mudança no ambiente após o ensaio fotográfico, deixando as mães mais animadas e alegres, além de ser importante registrar uma fase que, mesmo difícil, será celebrada a vitória com a alta médica.

O ensaio fotográfico terá outras edições. No mês de setembro, será em comemoração pelo aniversário da maternidade, e em novembro, será em alusão ao mês da prematuridade, sendo uma forma de criar ações voltadas para essas crianças que estão alocadas nos leitos da unidade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *