
Na live de quinta-feira (29), Jair Bolsonaro admite que não tem provas para afirmar que há risco de fraude no sistema de urnas eletrônicas. Foto: Reprodução/YouTube
Durante a sua mais recente live semanal, transmitida na quinta-feira (29), o presidente da República, Jair Bolsonaro, exibiu vídeos que, segundo ele, continham “indícios” de que o sistema eleitoral brasileiro seria fraudulento. Todo o conteúdo já foi rebatido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, neste sábado (31), onze partidos protocolaram uma representação pedindo que TSE exija explicações de Bolsonaro sobre essas declarações.
O requerimento é assinado pelo MDB, Solidariedade, PT, PDT, PSDB, PSOL, REDE, Cidadania, PV, PSTU e PCdoB, que pedem providências da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral e que o presidente preste esclarecimentos. Até o momento, o Palácio do Planalto não se manifestou a respeito do pedido.
Na transmissão, Bolsonaro admite que não tem provas para afirmar que há risco de fraude no sistema de urnas eletrônicas e apresenta várias notícias e vídeos cujos conteúdos já foram desmentidos por órgãos oficiais.
No requerimento, os partidos afirmam que Bolsonaro “busca desmerecer os pilares democráticos e uma forma de eleição cuja confiabilidade vem sendo observada por quase um século, garantindo a alternância democrática em estrito reflexo da vontade popular”.
“Não temos provas, vou deixar bem claro, mas indícios que eleições para senadores e deputados podem ocorrer a mesma coisa. Por que não?”, disse o presidente na live.
https://www.youtube.com/watch?v=C4sE3OAVpHY&t=3372s
Veja mais notícias em Política