22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Programa ‘Educa+Amazonas’ investirá R$ 400 milhões em educação nos 62 municípios do estado

Publicado em 23 de julho, 2021

Entre os 13 projetos do “Educa+Amazonas” está o projeto de lei que será encaminhado para a Aleam propondo o 14° e 15° salários para profissionais de educação. Foto: Divulgação/Diego Peres/Secom

O programa “Educa+Amazonas”, que reúne 13 projetos prioritários com investimento da ordem de R$ 400 milhões nas redes públicas estadual e municipais de educação, foi lançado nesta sexta-feira (23), pelo governador Wilson Lima. O evento, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, marcou ainda a assinatura do Pacto pelo Fortalecimento da Educação no Amazonas, e reuniu prefeitos e secretários municipais de educação.

Durante o lançamento do programa, ao lado do titular da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Luís Fabian Barbosa, o governador assinou atos para implantação dos 13 projetos do programa, entre os quais o projeto de lei que encaminhará para Assembleia Legislativa do Estado propondo o 14° e 15° salários para os profissionais de educação.

“É o programa que vai revolucionar a educação do nosso estado, algo sem precedentes. São 13 projetos que focam na qualificação e na bonificação dos professores da educação, na recuperação da aprendizagem pós-pandemia e na preparação do nosso jovem para o seu futuro. São tantas novidades que isso de fato vai mudar os rumos da educação do nosso estado”, afirmou Fabian.

“É um momento importante para mim porque hoje o nosso governo cumpre 80% daqueles compromissos que foram assumidos no ano de 2018. O que nós estamos fazendo aqui é a pavimentação de um caminho seguro para quem está na sala de aula. Essa pessoa vai ser o cidadão de amanhã e é ele que vai tomar as decisões importantes”, frisou o governador.

Pacto

Para formalizar as parcerias e investimento nas redes municipais de ensino, foi assinado o Pacto pelo Fortalecimento da Educação no Amazonas com as prefeituras de 62 municípios do estado. O total de 26 prefeitos compareceram à cerimônia, os demais enviaram representantes.

O programa “Educa+Amazonas” contempla quatro eixos prioritários definidos pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. São eles: recuperação da aprendizagem; qualificação e reconhecimento dos profissionais da educação; preparação do estudante para o futuro; e meio ambiente e sustentabilidade.

Foto: Divulgação/Diego Peres/Secom

Pandemia

O governador Wilson Lima destacou que o Estado sempre priorizou a educação, mesmo com os impactos da pandemia. Ele lembrou que, dias após o início das restrições por conta da pandemia em 2020, a rede estadual de ensino retomou as aulas por meio do Projeto “Aula em Casa”. O Amazonas foi o primeiro a retomar as aulas presenciais na primeira e segunda onda da pandemia. Agora, enquanto diversos estados ainda discutem a retomada das aulas para o segundo semestre deste ano, o Governo do Amazonas inicia o processo de recuperação de aprendizagem.

“Nós estamos trabalhando para voltar à normalidade das nossas vidas, nossos alunos ficaram muito prejudicados por conta da pandemia. Além da pandemia, nós tivemos o problema da enchente, muitos municípios ficaram totalmente submersos e sem condições de colocar em funcionamento suas escolas. Isso causa um prejuízo enorme, é um prejuízo irreparável, na vida de uma criança, na vida de um adolescente, e a gente trabalha contra o tempo para poder recuperar o que a gente perdeu”, disse o governador.

A recuperação da aprendizagem é o eixo com maior investimento: R$ 168 milhões. Contempla aulas de reforço gratuitas, fardamento, material escolar, material didático para auxiliar na aprendizagem e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação Educacional do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam). Os recursos estão sendo aplicados em 2021 e serão executados, também, em 2022.

Os projetos voltados à preparação do estudante para o futuro somam investimentos de R$ 98 milhões e também serão aplicados ao longo de 2021 e 2022. Para os projetos voltados ao meio ambiente e sustentabilidade, estão sendo destinados R$ 31 milhões.

Qualificação

O eixo voltado para a qualificação e reconhecimento dos profissionais da educação prevê um investimento de R$ 107 milhões. Contempla a formação dos professores das redes públicas e desenvolvimento das políticas de valorização da rede estadual, com a retomada do 14º e 15º salários aos profissionais da educação.

Futuro

No grupo de projetos com foco na preparação do estudante para o futuro, estão: Na Ponta da Língua, Educação Empreendedora, Fazer para Aprender, EduTech e Da Escola para o Trabalho. Juntos, atuarão para formar profissionais criativos, empreendedores, com pensamento crítico e habilidade para solucionar problemas, com conhecimento em programação e uso de tecnologia.

Meio ambiente e sustentabilidade

Os projetos Escola da Floresta e Fazenda Escola serão desenvolvidos para a criação de três unidades de ensino diferenciadas, que servirão de ambiente para formação de agentes de proteção da floresta, e o envolvimento e a aproximação dos estudantes da rede estadual às atividades do setor primário, respectivamente.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.