17/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Todas as escolas da Prefeitura de Manaus contarão com brigadistas de incêndio

Publicado em 15 de julho, 2021

Todas as escolas da Prefeitura de Manaus contarão com brigadistas de incêndio

Todas as escolas da Prefeitura de Manaus contarão com brigadistas de incêndio

Até o início de 2022, todas as escolas da Prefeitura de Manaus vão ter brigadistas de incêndio. As mais de 500 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) terão o auxílio de servidores do próprio órgão, capacitados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. A execução do projeto deve começar até o primeiro semestre do ano que vem.

A medida de prevenção atende à Lei 2.751, que obriga todas as escolas da rede pública municipal e da rede privada do município de Manaus a ministrar, periodicamente, treinamento adequado de evacuação em caso de incêndio, desastres naturais e estruturais, aos seus funcionários, professores e alunos, por intermédio de simulações.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, enfatizou que a principal ideia desse trabalho, que será feito de forma inédita,  é oferecer mais segurança a todos os profissionais e alunos da rede municipal.

“Já tivemos alguns episódios com problemas elétricos que causaram ou influenciaram incêndios em escolas de Manaus, que tiveram que ser evacuadas sem a presença de um brigadista de incêndio, para dar o suporte necessário.  Portanto, será um trabalho de muita relevância e com esse programa implementado na rede, estaremos contribuindo muito para a segurança dos profissionais da educação e alunos em cada escola de Manaus, o que é uma prioridade na gestão do prefeito David Almeida”, frisou o secretário.

A ação está em fase de implantação e tem até 180 dias para o projeto começar de fato nas escolas. Até lá, serão realizados ajustes de pontos pertinentes à execução desse trabalho, como destacou o chefe do departamento pessoal da Semed, Thiago Correia.

“Ainda vai ter todo um alinhamento para a execução desse trabalho em nossas escolas e inicialmente será criada uma comissão, que vai estabelecer critérios e estipular datas para o início. E para efetivar essa parceria, estamos criando um termo de cooperação com o Corpo de Bombeiros do Amazonas, para recebermos esse treinamento”, explicou.

Lei

A Lei 2.751 foi sancionada pelo prefeito David Almeida no dia 10/7 e é fruto do Projeto de Lei 186/2021, de autoria do vereador William Alemão (Cidadania), que tramitou em regime de urgência e foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Com a justificativa de servir de apoio e alerta na prevenção de problemas como o ocorrido na enxurrada do último mês de maio, quando um prédio público foi atingido e o centro para imigrantes venezuelanos acabou destruído na capital amazonense.

Atuação

Será capacitado um servidor de cada unidade escolar do município, no curso brigada de incêndio, e este terá o papel de disseminar o que aprendeu  e proporcionar um ambiente mais seguro a todos os outros profissionais e alunos da escola.

Segundo a coordenadora de Treinamento da Semed, Ray Câmara, que é responsável por organizar e coordenar o cronograma das capacitações da rede municipal de ensino, o trabalho do servidor capacitado pelo Corpo de Bombeiros não está atrelado ao enfrentamento de incêndios.

“Esse servidor vai trabalhar sobre a demarcação de saídas de urgência e de pontos vulneráveis da escola, na instrução da criança em caso de sinistro, seja por fogo ou ocasionado por intempéries relacionadas à chuva, como vendaval ou alagação. O intuito é proporcionar dentro da escola maior segurança possível às crianças e fazer com que o tempo de resgate seja o mais curto possível”, explicou Ray.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.