17/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sistema de gás natural canalizado gera benefícios a empresários de gastronomia de Manaus

Publicado em 14 de julho, 2021

Sistema de gás natural canalizado gera benefícios a empresários de gastronomia de Manaus

Sistema de gás natural canalizado gera benefícios a empresários de gastronomia de Manaus. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (13/07), o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), João Rufino Júnior, deu início a um ciclo de visitas técnicas aos usuários comerciais atendidos pelo gás natural canalizado (GN). E começou pela experiência inovadora de um restaurante que passou a utilizar o produto em equipamentos de climatização.

No Restaurante Terra & Mar, localizado na Av. Mário Ypiranga, zona sul de Manaus, foi recebido pelo sócio-proprietário Rogério Perdiz, para conhecer o primeiro empreendimento a utilizar o GN em equipamentos de climatização, solução que proporciona, em média, uma economia de cerca de 30% nos custos de energia.

A solução, de baixo impacto ambiental e adequada à climatização de grandes espaços, foi implementada pelo Grupo Dedé por conta da migração dos sistemas de GLP, utilizado nas lojas localizadas nos shoppings de Manaus, para o sistema de gás natural. “Nosso projeto era implementar soluções de baixo impacto ambiental, aliadas à redução de custos operacionais de água e energia elétrica. Conseguimos planejar os investimentos com a ajuda da Cigás, para que essa experiência fosse concretizada com sucesso”, ressaltou Perdiz.

Sistema de gás

A expansão da rede de distribuição de gás natural no Amazonas é monitorada pela Arsepam, que possui a atribuição de fiscalizar a prestação desse serviço e é também responsável por elaborar normas regulamentares, que assegurem melhorias e garantias aos usuários.

A Arsepam trabalha ainda para disciplinar os procedimentos a serem observados pelas empresas que pretendam explorar os serviços de manutenção das instalações internas, como inspeção de qualidade, construção e montagem de rede de gás enterrada ou aérea, através da Resolução Nº 004/2019/Cercon-Arsepam/Ipem, que estabelece credenciamento prévio junto à agência e ao Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), válido por dois anos e sujeito à manutenção das condições de aptidão, durante todo o período de validade.

“Viemos verificar essa experiência inovadora e nos disponibilizar em relação à qualidade dos serviços prestados pela concessionária. Possuímos a maior reserva de gás natural do país, um potencial que deve ser transformado em benefícios como esses”, declarou Rufino, diretor-presidente da reguladora estadual.

Cerca de um milhão e meio de habitantes do Amazonas utilizam energia elétrica produzida por termelétrica a gás natural, incluindo os que moram na capital e nos municípios de Coari, Anamã, Codajás, Anori e Caapiranga. Em Manaus, 22.731 mil usuários são relacionados aos segmentos industrial, residencial, comercial e veicular.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.