19/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘Dia D’ contra a Influenza contará com mais de 400 postos de vacinação neste sábado (10/7)

Publicado em 08 de julho, 2021

Haverá 422 postos de vacinação contra a Influenza distribuídos por toda a cidade, funcionando das 8h às 16h. Foto: Divulgação/Valdo Leão/Arquivo Semcom

O “Dia D” de vacinação contra a Influenza (gripe), que a Prefeitura de Manaus realizará no próximo sábado (10/7), terá 422 postos distribuídos por toda a cidade, funcionando das 8h às 16h. A ação tem como objetivo aumentar a cobertura da campanha, cuja meta é imunizar 90% do público-alvo dos 17 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), que em Manaus corresponde a 642.003 pessoas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) indicam que até esta quinta-feira (8/7) apenas o grupo de gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias) havia alcançado a meta.

Para facilitar o acesso de quem ainda precisa receber a vacina, haverá postos em todos os bairros, incluindo postos volantes, supermercados, igrejas, farmácias e drogarias, associações comunitárias, Unidades Básicas de Saúde, lanchonetes, bancas de jornais, entre outros pontos onde haja grande circulação de pessoas. A lista pode ser consultada no site da Semsa, por meio do link bit.ly/diadinfluenza.

“É muito importante que as pessoas desses grupos procurem nossos postos para receber a vacina que protege da gripe, que tem grande potencial de transmissão. Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19, por isso, precisamos ter o maior número possível de pessoas protegidas também contra essa doença. Já a partir de segunda-feira, estenderemos essa imunização para a população geral em nossas 171 salas de vacina, cumprindo a determinação do prefeito David Almeida de adotar todas as estratégias possíveis para ampliar a nossa cobertura vacinal”, alertou a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe.

Grupos

A campanha de vacinação contra a Influenza foi iniciada no dia 12 de abril deste ano, com a meta de vacinar 90% dos grupos prioritários que incluem, além das gestantes e puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiências permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Shádia Fraxe, orienta que quem pertencer a esses grupos e tiver tomado a vacina contra a Covid-19, deverá aguardar um intervalo de 14 dias entre os dois imunizantes. “São duas vacinas de extrema importância para a saúde pública, principalmente na situação de pandemia que ainda estamos vivendo. Precisamos alcançar o máximo de pessoas do público vacinável também contra a Influenza”, destacou.

Documentos

Para receber a vacina contra a gripe, é preciso apresentar a carteira de vacinação, um documento de identificação original, com foto, contracheque ou a carteira de trabalho, que comprove o vínculo empregatício (no caso dos professores, dos trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas e funcionários do sistema prisional). Os caminhoneiros devem levar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D ou E.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.